TUTÓIA, 20 de setembro de 2024 – Viriato Cardoso, candidato a prefeito pelo PL, foi gravado em um vídeo no qual deixar a entender que o deputado federal Josimar Maranhãozinho de lidera um suposto esquema de desvio de emendas.
Segundo o relato, Josimar controla empresas de asfalto que executam serviços em municípios maranhenses com recursos provenientes de emendas parlamentares. O vídeo começou a circular nas redes sociais nesta sexta (20) e foi divulgado pelo Blog do Domingos Costa.
De acordo com Viriato, Josimar possui mais de 20 fazendas e diversas empresas, patrimônio não declarado às autoridades.
No vídeo, ele afirma que as obras realizadas nos municípios são executadas com verbas de emendas, sem participação financeira dos prefeitos, sugerindo que o deputado monopoliza os contratos.
As acusações surgem na mesma semana em que a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra parlamentares do PL, incluindo Josimar Maranhãozinho.
O caso, investigado pela Polícia Federal, envolve suposto desvio de emendas destinadas à Prefeitura de São José de Ribamar.
A PGR acusa Josimar e outros deputados de corrupção passiva, alegando que parte das emendas foi desviada para benefício próprio.
Denúncias dão conta de que o prefeito de São José de Ribamar teria relatado pressões e ameaças para participar do esquema, que previa o retorno de R$ 1,6 milhão aos parlamentares envolvidos.