MARANHÃO

Câncer de pênis matou mais de 100 homens no MA entre 2020-23

Compartilhe
Maranhão câncer
Entre 2020 e 2023, 103 homens faleceram por câncer de pênis no Maranhão. Governo do Maranhão promove mutirão para prevenção.

BRASÍLIA, 26 de fevereiro de 2024 – Um recente levantamento apontou que o câncer de pênis tirou a vida de 103 vidas entre os anos de 2020 e 2023 no Maranhão devido a essa enfermidade. Além disso, durante esse período, foram realizadas 188 amputações gerais.

A incidência do câncer de pênis é mais significativa em homens com 50 anos ou mais, embora também possa afetar os mais jovens.

Fatores como má higiene íntima, infecção pelo HPV e a não realização da circuncisão, procedimento que envolve a remoção do prepúcio, são associados ao desenvolvimento dessa patologia.

A doença é mais prevalente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, representando 2% de todos os casos de câncer em homens.

Visando combater esses índices preocupantes e alertar a população masculina sobre a importância da prevenção, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Ses), promoveu um Mutirão de Cirurgias de Postectomia.

Essa iniciativa ocorreu no Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira, em São Luís, durante o último sábado (24) e continuará até sábado (2), com previsão de realização de 75 operações.

A postectomia é uma intervenção cirúrgica que consiste na remoção do prepúcio, sendo frequentemente indicada para casos de fimose.

Além de tratar essa condição, a postectomia desempenha um papel crucial na prevenção do câncer de pênis, particularmente quando há um estreitamento do prepúcio causado pela fimose, um fator de risco conhecido.

O secretário de Saúde, Tiago Fernandes, destacou a importância da campanha durante uma visita ao Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira para acompanhar o início das cirurgias.

Ele explicou que a campanha não se limita à conscientização e prevenção, mas também busca fornecer assistência e promoção à saúde masculina no estado.

Essa ação conta com a colaboração de diversos parceiros, incluindo o Hospital Universitário do Maranhão (HUFMA) e os 217 municípios do estado.

A relevância do mutirão está não apenas na realização das cirurgias, mas também na conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de pênis.

Compartilhe

Leia mais

Rodoviários greve

GREVE

Rodoviários e SET não chegam a acordo em reunião de mediação
Rodoviários greve

GREVE

Rodoviários e SET não chegam a acordo em reunião de mediação

Dino emendas

EMENDAS

Dino autoriza repasse de emendas parlamentares a entidades
Dino emendas

EMENDAS

Dino autoriza repasse de emendas parlamentares a entidades

Ex-prefeito Santa Inês

SANTA INÊS

Ex-prefeito é condenado por má gestão de recursos públicos
Ex-prefeito Santa Inês

SANTA INÊS

Ex-prefeito é condenado por má gestão de recursos públicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.