ENFRENTAMENTO

Campanha de combate ao exercício ilegal da advocacia é aprovada

Compartilhe
OAB advocacia
Colégio de Presidentes de Subseções aprovou de forma unânime devido ao crescimento exponencial da prática do exercício ilegal da advocacia.

MARANHÃO, 10 de setembro de 2023 – Advogada, Advogado têm nome, têm cara e têm OAB! Com essa temática, o Colégio de Presidentes de Subseções da OAB/MA aprovou campanha que visa o combate ao exercício ilegal da advocacia.

A aprovação foi unânime e todos concordaram que a medida é necessária devido o crescimento exponencial da prática do exercício ilegal da advocacia, agravada por meio da utilização de plataformas digitais, criadas e mantidas por entidades não inscritas na Ordem, que oferecem serviços de assessoria/consultoria em Direito do Consumidor, Previdenciário e Tributário entre outras áreas.

“O exercício ilegal da profissão é uma ação perversa, pois é praticada principalmente, em face de pessoas vulneráveis e mais suscetíveis, como idosos, aposentados e pensionistas, além de ser uma concorrência ilegal contra aqueles que se legitimam como profissionais em advocacia por meio do Exame da Ordem”, afirmou o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva.

O Conselheiro Federal e coordenador de Comunicação do CFOAB, Thiago Diaz, falou sobre a necessidade de combater essa prática.

“Importante atuação da Seccional no Maranhão, reforçando e seguindo na mesma linha do Conselho Federal que aprovou pelo Pleno alterações para o aprimoramento da lei 8.906/94 (Estatuto da Advocacia e da OAB) com o objetivo de combater o exercício irregular da profissão e endurecer as sanções administrativas para que seja considerado como crime não mais como contravenção, além de aprimorar mecanismos de fiscalização em relação à propaganda de exercício ilegal da advocacia”, explicou.

Os presidentes de Subseções concordaram plenamente com a campanha apresentada pela Comunicação da OAB/MA que será lançada brevemente e em sincronia com as 19 unidades da Ordem no Maranhão pelas redes sociais digitais, utilizando como peças publicitárias vídeos e cards.

A presidente da Subseção de Bacabal, Andreia Furtado, aprovou a campanha e o conceito da mesma ao informar para a sociedade “que a carteira da OAB é a identidade do advogado. Ela prova que o profissional passou pelo Exame da Ordem e possui as competências necessárias para atuar de forma legal e de acordo com a melhor técnica jurídica”, afirmou.

O presidente da Subseção de Pinheiro, Ruterran Martins, aprovou a campanha e ressaltou que “ela soma com todos as outras ações já realizadas pela OAB/MA, o que inclui 03 desagravos, um deles em Pinheiro, de valorização e fortalecimento da advocacia no Maranhão”, afirmou.

A campanha de combate ao exercício ilegal da advocacia envolve as Comissões de Assistência, Defesa, e Prerrogativas e de Fiscalização da Atividade Profissional da Advocacia. O trabalho de ambas comissões já rendeu conquistas importantes como:

  • Ampliação da profissionalização do Sistema de Defesa das Prerrogativas;
  • 105 procedimentos instalados para apurar violações das Prerrogativas;
  • 40 diligências em Defesa das Prerrogativas;
  • 03 Desagravos: Bacabal, Pinheiro e São Luís;
  • Mais de 100 Abertura de procedimentos entre Termos de Fiscalização, de Ajustamento de Conduta pela e Fiscalização da atividade profissional da advocacia;
  • Mais de 20 Diligências para apuração de denúncias entre outras ações.
Compartilhe

Leia mais

Maranhão Casos

MARANHÃO

MA soma mais de mil casos de doenças respiratórias em 2025
Maranhão Casos

MARANHÃO

MA soma mais de mil casos de doenças respiratórias em 2025

Justiça Quilombola

SENTENÇA

Justiça exige regularização de território quilombola no MA
Justiça Quilombola

SENTENÇA

Justiça exige regularização de território quilombola no MA

Homicídios estados

ATLAS DA VIOLÊNCIA

Estados com governos de direita lideram queda de homicídios
Homicídios estados

ATLAS DA VIOLÊNCIA

Estados com governos de direita lideram queda de homicídios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.