ELEIÇÕES 2025

Câmara e Senado definem novos presidentes neste sábado (1º)

Compartilhe
Presidentes 2025
Deputados e senadores se reúnem neste sábado (1º) para eleger os novos presidentes das Casas Legislativas para o período de 2025 a 2027.

BRASÍLIA, 1ª de fevereiro de 2025 – Deputados e senadores se reúnem neste sábado (1º) para eleger os novos presidentes das Casas Legislativas para o período de 2025 a 2027. A votação será secreta, conforme estabelecido pelas normas constitucionais.

A sessão do Senado terá início às 10h, quando será realizada a votação por cédulas para definir o novo presidente, que também assumirá a chefia do Congresso Nacional. Após a escolha, os senadores elegerão os vice-presidentes e secretários que comporão a Mesa Diretora.

O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) é apontado como favorito para reassumir o comando do Senado, cargo que já ocupou entre 2019 e 2021. Desde que foi impedido de disputar a reeleição em 2020, Alcolumbre manteve forte atuação nos bastidores e foi influente na eleição de Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Alcolumbre conta com o apoio de nove dos 12 partidos representados no Senado, além de três senadores do Podemos, que liberou sua bancada para decidir individualmente. Ao todo, sua base soma 76 parlamentares, o que representa quase 94% do Senado.

Seus principais concorrentes incluem os senadores Marcos Pontes (PL-SP), Eduardo Girão (Novo-CE), Soraya Thronicke (Podemos-MS) e Marcos do Val (Podemos-ES).

A robusta aliança costurada por Alcolumbre, no entanto, praticamente assegura sua vitória. Ele firmou compromissos com governistas e oposicionistas, garantindo a distribuição de cargos estratégicos.

Entre os desafios que Alcolumbre poderá enfrentar está o escrutínio do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a alocação de emendas parlamentares ao Orçamento. O controle desses recursos tem sido decisivo para sua atuação política.

CÂMARA

A definição do presidente da Câmara dos Deputados está prevista para as 16h. Diferentemente do Senado, a escolha do presidente, vice-presidentes e secretários será feita em uma única votação eletrônica.

Hugo Motta (Republicanos-PB), atual líder do Republicanos na Casa, desponta como principal candidato, com apoio de 18 partidos, incluindo legendas governistas e oposicionistas. O atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), foi um dos articuladores que viabilizaram sua candidatura.

Motta garantiu alianças com diversas bancadas e recebeu o apoio de 495 deputados, tornando sua vitória praticamente certa. Seus adversários Marcel van Hattem (Novo-RS) e Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) enfrentam dificuldades para ampliar suas bases.

Compartilhe

Leia mais

Câmara Orçamento

ORÇAMENTO

Câmara de São Luís aprova orçamento de R$ 5,5 bi para 2025
Câmara Orçamento

ORÇAMENTO

Câmara de São Luís aprova orçamento de R$ 5,5 bi para 2025

Nome Ribeirãozinho

RIBEIRÃOZINHO

Município de Governador Edison Lobão ainda não mudou de nome
Nome Ribeirãozinho

RIBEIRÃOZINHO

Município de Governador Edison Lobão ainda não mudou de nome

Astro vereador

ASTRO DE OGUM

Braide é alvo de críticas por descumprir Lei Orgânica
Astro vereador

ASTRO DE OGUM

Braide é alvo de críticas por descumprir Lei Orgânica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.