ROSÁRIO, 19 de novembro de 2024 – A Câmara Municipal de Rosário abriu, nesta semana, um processo de cassação contra o prefeito Calvet Filho. A iniciativa é fundamentada em uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA).
Segundo o MPMA, Calvet Filho teria nomeado Nayara Nunes como assistente técnica da Secretaria de Finanças para que ela dividisse o salário com Rosana Nunes, prima dela e apontada como amante do prefeito.
Durante a sessão, a vereadora Valdinea Matos (PCdoB) leu a petição, e o plenário aprovou a admissibilidade do processo com sete votos favoráveis. A partir disso, foi instalada a comissão processante.
Por sorteio, definiram-se os membros da comissão: Lucia Cavalcante será a presidente, Morena da Pesca assumirá a relatoria e Valter Costa será membro. O processo requer nove votos, equivalentes a dois terços do parlamento, para a cassação do mandato do prefeito.
Uma sessão extraordinária foi agendada para a próxima quinta (21), às 9h, para votar o afastamento cautelar do prefeito. Caso aprovado, Calvet Filho será afastado imediatamente e, com o fim do mandato próximo, pode não reassumir o cargo.