O cachorro Beethoven Fernandes Moreira foi nomeado Diretor Estadual da Coordenadoria Fiscal de Combate aos Maus-Tratos da Comissão de Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais. A portaria entrou em vigor no último dia 5 de fevereiro de 2023.
No comunicado, que foi veiculado nas redes sociais da Comissão de Direitos dos Animais, é exaltado o fato de Beethoven ser “um animal não humano da raça Shih Tzu que perdeu um dos olhinhos por negligência de um pet shop”. Segundo a nota, Beethoven é o primeiro animal não humano no país a ser nomeado em uma Comissão da OAB.
O animal é apresentado ainda como “filho bichológico” de Idamara Fernandes Oliveira.
Segundo Fernanda São José, presidente da comissão, “atualmente, existem inúmeras pesquisas científicas comprovando que animais não humanos são seres sencientes assim como nós, animais humanos, e que estudos realizados demonstram que alguns animais possuem a maturidade e o discernimento de uma criança com 8 anos de idade”.
Nas redes sociais da comissão, os internautas receberam a notícia da nomeação de um cachorro para uma diretoria da OAB com desdém. “Nada de novo !!! Calígula nomeou Incitatus, seu cavalo, como Senador e posteriormente Consul Romano. Porque um cachorro não pode ser membro de comissão?”, disse um. “Por isso que nossa classe de advogados e a OAB perde casa vez mais o respeito. Banalização total da instituição que deveria atuar de forma séria. Lamentável.”, afirmou outro internauta.
Alguns dos comentários foram feitos por um perfil chamado @bethovem_monocular que representa o cachorro. O perfil agradeceu ao apoio de alguns pelo apoio incansável.
Uma resposta
Xandão aprova?