RECORDE

Brasil registra recorde de processos na Justiça do Trabalho

Compartilhe
Trabalho recorde
Ações na Justiça do Trabalho superam 2 milhões e atingem recorde. Alta tem relação com decisão do STF que restabeleceu gratuidade para funcionários.

BRASIL, 6 de agosto de 2025 – O número de novas ações com ingresso na Justiça do Trabalho ultrapassou a marca de 2 milhões em 2024. Este é o maior volume desde a aprovação da reforma trabalhista, em 2017. Ao todo, surgiram 2.117.545 novos processos no ano passado, o que representa um crescimento de 14,1% em relação a 2023.

É a primeira vez, no período pós-reforma, que se atinge esse patamar. Nos anos subsequentes à mudança na legislação, houve queda significativa na judicialização, sobretudo por conta da valorização de acordos extrajudiciais e do aumento dos custos processuais para quem perdesse uma ação.

A retomada do crescimento nas ações trabalhistas , contudo, tem relação direta com uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de outubro de 2021. Na ocasião, a Corte invalidou trechos da reforma trabalhista. Esses trechos condicionavam o acesso à justiça gratuita ao pagamento de honorários em caso de derrota no processo.

“É possível considerar que a decisão do STF é um fator que influencia e explica esse movimento. Essa é uma questão relevante porque o custo é zero”, afirma Rogério Neiva, juiz do Trabalho e ex-auxiliar da Vice-Presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST). “Hoje, podemos afirmar que a situação voltou ao cenário anterior à reforma trabalhista de almoço grátis”.

Outro ponto destacado pelo magistrado é a diferença não direcionada à comprovação da pobreza entre os ramos da Justiça. “Na justiça comum, quem pede gratuidade precisa provar que é pobre. Na Justiça do Trabalho, é a parte bastante que tem de provar que uma pessoa tem renda suficiente para arcar com os custos”, explica Neiva.

Segundo especialistas, o aumento da judicialização pode impulsionar empresas e gerar debates sobre novas mudanças na legislação. Para o TST, no entanto, o crescimento também reflete maior acesso à Justiça para trabalhadores em situação de vulnerabilidade.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x