Histórico

Brasil lança satélite de Observação da Terra e Coleta de Dados nos EUA

Compartilhe
O projeto desenvolvido por empresas brasileiras, Telebras e pela Embraer, visa realizar missões espaciais avançadas.

Nesse sábado (15), o nanossatélite VCUB1 foi lançado da Base de Lançamento de Vandenberg, na Califórnia (EUA) por meio de projeto desenvolvido em parceria com a Telebras, Embraer e a Visiona Tecnologia Espacial.

Segundo a fabricante de aviões, o nanossatélite é o primeiro de Observação da Terra e Coleta de Dados construído pela indústria brasileira. A iniciativa visa apresentar a capacidade da indústria brasileira de realizar missões espaciais avançadas. De acordo com a Embraer, a missão deve validar a arquitetura do satélite e o seu software, de forma a poder utilizá-los em satélites de maior porte.

“O lançamento do VCUB1 é histórico para a indústria aeroespacial brasileira, porque coloca o país em um seleto grupo de nações que dominam todo o processo de desenvolvimento de satélites e nos capacita para voos ainda maiores”, afirmou João Paulo Campos, presidente da Visiona Tecnologia Espacial.

O projeto teve apoio financeiro da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e do Instituto Senai de Inovação. Também teve como rede de parceiros o governo de Santa Catarina, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), etc.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x