INFLUÊNCIA

Brasil é o 3º país com mais cardeais na escolha do papa

Compartilhe
Brasil cardeais
Brasil fica em 3ª entre os mais influentes na escolha do papa. Sete cardeais brasileiros têm direito a voto no conclave que define o líder da Igreja Católica.

BRASÍLIA, 8 de março de 2025 – A Igreja Católica, com 1,4 bilhão de fiéis, tem seu líder escolhido por um seleto grupo de cardeais. Atualmente, 115 sacerdotes participam da votação para eleger o papa. Entre eles, o Brasil ocupa a terceira posição em representação nacional, com sete cardeais aptos a votar.

O Colégio de Cardeais do Vaticano é composto por 137 membros, mas apenas aqueles com menos de 80 anos têm direito a voto. A Itália lidera a lista com 17 cardeais eleitores, seguida pelos Estados Unidos, com 10. O Vaticano, sede da Igreja Católica, está localizado dentro da cidade de Roma, capital italiana.

BRASILEIROS QUE PARTICIPAM DA ESCOLHA DO PAPA

Dos sete cardeais brasileiros com direito a voto, cinco foram nomeados pelo papa Francisco. O mais antigo no grupo é Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, de 75 anos, que ingressou no Colégio de Cardeais em 2007, indicado pelo papa Bento XVI.

O mais recente é Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, de 64 anos, nomeado por Francisco em 2023.

Os outros quatro cardeais indicados por Francisco são Dom Leonardo Ulrich Steiner, de 74 anos, e Dom Paulo Cezar Costa, de 57 anos, ambos nomeados em 2022, além de Dom Sérgio da Rocha, de 65 anos, indicado em 2016, e Dom Orani João Tempesta, de 74 anos, escolhido em 2014.

Já Dom João Braz de Aviz, de 77 anos, foi nomeado em 2012 por Bento XVI.

CARDINAL BRASILEIRO SEM DIREITO A VOTO

Dom Raymundo Damasceno, de 80 anos, é o cardeal brasileiro mais velho e perdeu o direito de votar na escolha do papa ao atingir essa idade, limite estabelecido para participação no conclave.

Atualmente, 115 membros do Colégio de Cardeais não estão aptos a votar por ultrapassarem essa faixa etária.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x