LEVANTAMENTO

Brasil cai em ranking de liberdade econômica

Compartilhe
Brasil economia
A presença maciça do Estado na economia pode limitar a eficiência e a inovação, dificultando o crescimento econômico sustentável.

BRASIL, 16 de março de 2024 – A nova edição do Índice de Liberdade Econômica da Heritage Foundation, divulgada recentemente, revela uma queda na posição do Brasil, colocando-o em 124º lugar entre 184 países avaliados.

Isso indica que 123 nações, incluindo Bangladesh, Costa do Marfim, Camboja e Angola, possuem uma economia mais livre que a brasileira. A classificação reflete uma tendência de estagnação e até mesmo regressão nas políticas que regem a liberdade econômica no país.

Embora o Brasil tenha melhorado ligeiramente sua posição em comparação com o ano anterior, graças à piora de outros países, sua pontuação caiu 0,3 ponto, ficando em 53,2 em uma escala que vai até 100.

Essa pontuação está abaixo da média global (58,6 pontos) e da média regional (58 pontos), mostrando uma lacuna significativa em relação a outros países.

Na América Latina, o Brasil está na 26ª posição entre 32 nações, o que destaca um desempenho abaixo do esperado na região. Apesar disso, a economia brasileira ainda supera as de alguns países vizinhos, como Argentina, Haiti, Suriname, Bolívia, Venezuela e Cuba.

No entanto, está longe de alcançar o desempenho do Chile, que lidera a lista na América Latina com 71,4 pontos, ultrapassando até mesmo os Estados Unidos, que obtiveram 70,1 pontos.

Um dos principais pontos destacados pelo relatório da Heritage Foundation é a preocupação com a corrupção e os direitos de propriedade no Brasil, que são considerados relativamente baixos.

Além disso, o sistema judicial do país é visto como vulnerável à influência política, o que pode minar a segurança jurídica necessária para um ambiente de negócios saudável.

Outro aspecto ressaltado é o tamanho excessivo do setor público no Brasil, que continua a ser considerável e prejudicial ao desenvolvimento de um setor privado vibrante e dinâmico.

Compartilhe

Leia mais

Pecuária Crescimento

CRESCIMENTO

Pecuária maranhense alcançou R$ 1,2 bilhão em 2023
Pecuária Crescimento

CRESCIMENTO

Pecuária maranhense alcançou R$ 1,2 bilhão em 2023

Senado Reforma

PLENÁRIO

Senado votará regulamentação da reforma tributária hoje (12)
Senado Reforma

PLENÁRIO

Senado votará regulamentação da reforma tributária hoje (12)

Empresário sentença

SENTENÇA

Assassino de empresário é condenado a 13 anos de prisão
Empresário sentença

SENTENÇA

Assassino de empresário é condenado a 13 anos de prisão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.