LEVANTAMENTO
Brasil cai duas posições no ranking do IDH
Por G1 • 13/03/2024
Compartilhe
Brasil IDH
País passou para o 89º lugar, em lista de 193 países. Suíça, Noruega e Islândia aparecem como primeiras colocadas.

O Brasil caiu duas posições no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), divulgado nesta quarta (13) pela Organização das Nações Unidas (ONU). O país passou a ocupar a posição 89 da lista, que tem 193 países.

O IDH mede dados como os de expectativa de vida, renda e escolaridade da população a partir de um índice que vai de 0 a 1 – quanto mais perto de 1, melhor. Os dados coletados para a elaboração do ranking são de 2022, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

No mundo inteiro, o IDH avançou, mas de forma de desigual, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que elabora o ranking anual. A partir dos dados dos 193 países — todos referentes a 2022 — o PNUD diz ter observado que a recuperação dos anos da pandemia tem sido um processo “parcial, incompleto e desigual”:

  • Por um lado, países ricos alcançaram índices recorde e mostraram que já se recuperaram das perdas geradas nos anos da pandemia de Covid-19;
  • Por outro, metade das nações mais pobres regrediu e caiu de posição no ranking.

Suíça, Noruega e Islândia lideram a lista. No fim dela, ficaram Somália, Sudão do Sul e República Centro-Africana. Na América do Sul, o Brasil está atrás do Chile (44º lugar), Argentina (48º) e Uruguai (52º).

Continue lendo…

Compartilhe
17/05/2024
ESPORTE
Brasil sediará Copa do Mundo Feminina de Futebol em 2027
26/04/2024
PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Maranhão lidera crescimento em pesquisa científica no Brasil
26/03/2024
AUMENTO
Área queimada no Brasil dispara em mais de 400% em fevereiro

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda