RANKING

Brasil assume liderança e tem a maior taxa de juros do mundo

Compartilhe
Juros ranking
Elevação da Selic e corte nos juros argentinos impulsionam Brasil ao topo do ranking. Taxa brasileira atinge 9,1% com possibilidade de novos aumentos.

BRASÍLIA, 31 de janeiro de 2025 – O Brasil assumiu a liderança mundial na taxa real de juros nesta sexta (31). O levantamento foi realizado pelo economista Jason Vieira, do site MoneYou.

A posição decorre da elevação de um ponto percentual na Selic, decidida na quarta (29), pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, e da redução de três pontos nos juros argentinos na quinta (30). Até então, a Argentina liderava o ranking global.

Com o corte promovido pelo Banco Central argentino, a taxa de juros real do país vizinho caiu de 9,3% para 6,1%. No Brasil, o juro real alcançou 9,1%, consolidando a liderança.

O Copom indicou a possibilidade de nova elevação da Selic em um ponto percentual na próxima reunião, prevista para março, o que elevaria a taxa para 14,25% ao ano. O mercado financeiro projeta que a Selic possa atingir 15% até o fim do ciclo em maio deste ano, conforme o mais recente Boletim Focus.

Desde o início do ciclo de aperto monetário, em setembro de 2024, a taxa básica subiu quatro vezes, passando de 10,5% para os atuais 13,25% ao ano.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x