
MARANHÃO, 18 de junho de 2025 – O governador Carlos Brandão (PSB) deixará o Maranhão nesta quinta (19) para cumprir agenda internacional em Roma e Londres. Durante sua ausência, o vice-governador Felipe Camarão assumirá o governo de forma interina.
A primeira etapa da viagem ocorrerá no Vaticano, onde Brandão participará da “Missão para o Jubileu dos Governantes”, integrando a delegação da Frente Parlamentar Católica.
De 19 a 23 de setembro, Brandão acompanhará uma série de compromissos religiosos e sociais no Vaticano.
A missão é liderada pelo deputado federal Luiz Gastão (PSD-CE) e inclui outros parlamentares, como os senadores Chico Rodrigues (PSB-RR) e Eduardo Girão (Novo-CE), além de deputados estaduais e federais de diversos partidos. O Jubileu, conhecido como Ano Santo, ocorre a cada 25 anos e tem como tema central “Percorrendo Juntos”.
Após a agenda no Vaticano, Brandão seguirá para Londres, onde participará da Climate Action Week (Semana de Ação Climática). O evento, que antecede a COP30 (a ser realizada em Belém em novembro), discute financiamento climático e políticas de preservação ambiental.
O Maranhão busca atrair investidores internacionais para programas como Floresta Viva e Paz no Campo.
Uma das metas da viagem é formalizar o primeiro investimento estrangeiro em restauração florestal no estado, com foco em regularização fundiária e geração de créditos de carbono.
O governo já captou recursos do Canadá para o programa Terras para Elas, por meio do Fundo ONU-Brasil.