
SÃO LUÍS, 19 de setembro de 2023 – Durante a cerimônia de inauguração da Areninha Esportiva, realizada no último sábado (16) na Cidade Operária, um gesto inesperado do governador Carlos Brandão chamou a atenção de políticos e observadores.
Ao descerrar a placa que marcava o evento, Brandão incluiu o nome do prefeito Eduardo Braide no registro da obra, sinalizando uma possível aproximação política entre os dois líderes. O evento, inclusive, contou com a presença de nomes que são pré-candidatos à prefeitura de São Luís.
Esse gesto inusitado do governador Carlos Brandão reacendeu as especulações sobre uma possível aliança entre ele e o prefeito Eduardo Braide nas eleições do próximo ano na capital maranhense. Após a inauguração da Areninha Esportiva, Brandão compartilhou a imagem da placa em suas redes sociais, ampliando ainda mais a repercussão do ato.
Recentemente, o irmão do governador, o empresário Marcus Brandão, assumiu o comando estadual do MDB. Já o diretório municipal dos emedebistas é liderado pelo deputado federal Cleber Verde, que, inclusive, já declarou apoio ao atual prefeito de São Luís e diz que vai tentar levar o apoio do partido ao chefe do Executivo Municipal. Além disso, rumores dão conta de que a deputada estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale – aliada direta do governador Brandão – pode migrar para o MDB.
Em maio deste ano, o governador publicou o Decreto nº 38.283, que estabelece as diretrizes para as placas de inauguração de obras públicas no estado do Maranhão. A norma tem como objetivo garantir a transparência e a prestação de contas, especificando a identificação do gestor responsável e a origem dos recursos empregados nas obras públicas.
Embora o decreto não obrigue a inclusão do nome do prefeito nos registros de obras estaduais, a atitude do governador Brandão de inserir o nome de Braide na placa pode ser interpretada como uma mensagem subliminar, um mecanismo que age no subconsciente, alimentando ainda mais as discussões sobre possíveis alianças políticas.
Com informações do blog do Isaías Rocha.