SÃO LUÍS, 20 de julho de 2024 – O governador Carlos Brandão (PSB) decidiu, nesta sexta (19), a escolha da advogada Isabelle Passinho como vice do candidato a prefeito de São Luís, Duarte Jr. (PSB). A decisão foi tomada apesar da resistência da militância histórica do PT, que se sentiu ignorada no processo.
Brandão, atendendo ao desejo de Duarte Jr., optou por Isabelle Passinho, recém-filiada ao PT e ex-assessora do candidato. A escolha foi anunciada antecipadamente, diminuindo a importância dos petistas históricos no processo de decisão.
“Em diálogo e unidade com representantes do PT, decidimos que a vice do nosso pré-candidato a prefeito Duarte Jr. será a competente advogada e ativista em prol das pessoas com deficiência, Isabelle Passinho. Estaremos juntos nessa jornada por uma São Luís melhor e mais próspera para todos!”, declarou Brandão.
CONFLITO INTERNO NO PT
Desde que Duarte Jr. expressou preferência por Passinho, iniciou-se um intenso debate interno no PT. A advogada Creuzamar de Pinho, outra possível candidata ao posto, era considerada por muitos como uma escolha com mais tradição e militância no partido.
Grupos de WhatsApp de petistas mostraram-se incomodados com a imposição de Passinho. Figuras influentes no partido diziam que Duarte Jr. poderia ganhar o apoio oficial do PT, mas perder o apoio dos petistas.
REAÇÕES À DECISÃO DA VICE
Duarte Jr. conta com o apoio de petistas como Francimar Mello, preposto do secretário do Governo do Estado em Brasília, Washington Oliveira, que lidera a corrente histórica do PT no Maranhão.
Oliveira, que controla o partido há décadas, mantém o PT subalterno aos grupos de poder, aceitando indicações de vice e cargos de menor expressão.
A escolha de Passinho esvaziou o encontro do PT municipal marcado para sábado (20).