
MARANHÃO, 16 de dezembro de 2025 – O governador Carlos Brandão afirmou, nesta terça (16), que o presidente Lula manifestou interesse em que ele dispute uma vaga no Senado. A declaração ocorreu ao comentar conversas recentes com o presidente e ao afirmar que só tratará de definições políticas no início do próximo ano, quando espera resolver a formação da chapa eleitoral.
Brandão relatou que o diálogo com Lula ocorreu no fim de outubro e incluiu discussões sobre a sucessão estadual. Segundo o governador, o presidente chegou a sugerir a construção de um nome de consenso que unificasse grupos políticos ligados ao brandonismo e ao dinismo na disputa pelo governo do Maranhão.
De acordo com Brandão, durante as tratativas, foi citado um possível nome para a disputa estadual, que buscaria reunir diferentes correntes políticas.
Além disso, Brandão afirmou que Lula pediu diretamente que ele se colocasse como candidato ao Senado. O governador relatou que o presidente defende a formação de uma chapa composta por senadores alinhados ao governo federal.
Por fim, Brandão informou que pretende levar ao presidente Lula, em janeiro, uma contraproposta com indicação de nome para a disputa ao governo do estado. Ele não confirmou se a sugestão será o nome de Orleans Brandão.
Parte da imprensa sinaliza que o ministro do Esporte, André Fufuca, chegou a ser mencionado.







