
SÃO LUÍS, 19 de novembro de 2025 – O vereador André Campos (PP) cobrou do prefeito Eduardo Braide uma intervenção imediata no sistema de transporte coletivo de São Luís durante a sessão da Câmara Municipal desta terça (18).
O parlamentar argumenta que o chefe do executivo já possui autorização legal para intervir, baseada em um projeto aprovado pela casa no início deste ano. Além da intervenção, Campos também sugeriu a criação de uma empresa pública de transporte utilizando os recursos do subsídio público.
André Campos afirmou que a Câmara Municipal já cumpriu sua parte ao reconhecer a caducidade do contrato vigente. Portanto, o prefeito estaria autorizado a decretar a intervenção no sistema a qualquer momento.
O vereador ainda questionou publicamente a forma como Braide tem tratado a crise, acusando-o de descumprir a lei que ele próprio sancionou. Ele citou como exemplo uma declaração do prefeito sobre a frota circulante, que, segundo o parlamentar, contradiz o texto legal.
André Campos também pediu que a prefeitura envie informações oficiais à Câmara para esclarecer o que chamou de “guerra de narrativas”. Ele mencionou uma suposta contradição entre os dados divulgados pelo executivo e informações da Justiça do Trabalho.
Por outro lado, o vereador Dr. Joel, líder do governo, defendeu a gestão municipal. Ele alegou que a licitação de 2016 é frágil e que a prefeitura precisa seguir critérios rígidos para o pagamento de subsídios, alegando que a equipe trabalha em um novo processo licitatório.







