1º TURNO

Boulos vence com 48% dos votos em presídios de São Paulo

Compartilhe
Boulos 1º turno
Guilherme Boulos (PSOL) liderou o primeiro turno das eleições de 2024 nos presídios e unidades da Fundação Casa, com 48% dos votos, segundo o TRE-SP.

SÃO PAULO, 09 de outubro de 2024 – O deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) foi o candidato mais votado nas seções eleitorais instaladas em presídios e unidades da Fundação Casa no primeiro turno das eleições de 2024, realizado no último domingo (6).

O psolista conquistou 48% dos votos entre os detentos provisórios e menores infratores, de acordo com o TRE-SP.

A votação expressiva de Boulos não foi observada no Presídio Romão Gomes, na zona norte de São Paulo, onde policiais condenados cumprem pena.

Nesse local, Boulos e Tabata Amaral (PSB) obtiveram apenas dois votos cada um, enquanto Ricardo Nunes (MDB) liderou com 25 votos. O candidato José Luiz Datena (PSDB) não recebeu nenhum voto na unidade.

No Centro de Detenção Provisória 4 de Pinheiros, na zona oeste da capital, Boulos foi o único candidato a receber votos. A votação foi unânime, e nenhum outro candidato foi escolhido pelos presos provisórios dessa unidade.

Em segundo lugar na contagem geral dos votos em presídios, ficou Pablo Marçal (PRTB), com 23%. Tabata Amaral (PSB) seguiu na terceira posição, com 15%, enquanto o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) ficou em quarto, com 11%. Outros candidatos não chegaram a 1% dos votos.

Ao todo, a Justiça Eleitoral instalou 51 seções eleitorais em presídios e unidades de internação da Fundação Casa no estado de São Paulo, garantindo o direito ao voto a cerca de 2,7 mil presos provisórios e menores infratores. Contudo, nem todos os eleitores aptos compareceram às urnas.

De acordo com a legislação, apenas presos provisórios, que não possuem condenações criminais transitadas em julgado, têm o direito de votar. Desde 2010, o TRE-SP implementa seções eleitorais em presídios como parte de uma medida para promover a cidadania entre os detentos.

A instalação dessas seções exige um mínimo de vinte eleitores por unidade.

Compartilhe

Leia mais

São Luís saneamento

SÃO LUÍS

SLZ na 19ª posição em ranking de saneamento entre capitais
São Luís saneamento

SÃO LUÍS

SLZ na 19ª posição em ranking de saneamento entre capitais

Homicídios SLZ
Em homicídios em 2025 já superam números do janeiro de 2024
Homicídios SLZ

Em homicídios em 2025 já superam números do janeiro de 2024

Crianças Maranhão

ESTUDO

MA entre estados com mais crianças privadas de direitos
Crianças Maranhão

ESTUDO

MA entre estados com mais crianças privadas de direitos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.