
MARANHÃO, 13 de janeiro de 2025 – A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou nesta quinta (13) o Projeto de Lei nº 99/2025, que autoriza o Governo do Estado a firmar contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para destinar até R$ 45 milhões ao Corpo de Bombeiros.
Os recursos, oriundos do Fundo Amazônia, serão aplicados na ampliação e fortalecimento da corporação dentro da Amazônia Legal.
Com a aprovação da proposta, os recursos permitirão a criação de sete novas unidades do Corpo de Bombeiros nos municípios de Alto Parnaíba, São Mateus, Zé Doca, Cururupu, São Domingos do Azeitão e Colinas. Além disso, a estruturação de bases já existentes, como as localizadas em São Luís, também será contemplada.
De acordo com o governador Carlos Brandão, a iniciativa visa reforçar a capacidade de prevenção e resposta a desastres ambientais e emergências.
“O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão tem papel fundamental na Proteção e Defesa Civil do estado, atuando diretamente na prevenção e no combate a incêndios, especialmente em áreas sensíveis como a Amazônia Legal”, afirmou.
O projeto, aprovado em regime de urgência, foi encaminhado para sanção do governador Carlos Brandão. A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), destacou a importância da medida para fortalecer a infraestrutura de combate a incêndios no Maranhão.
Os investimentos permitirão a ampliação da atuação dos bombeiros em regiões vulneráveis.