PARTIDO

Bolsonaro reforça pressão por expulsão de Josimar do PL

Compartilhe
PL Partido
Ex-presidente critica permanência de deputado maranhense no Partido Liberal (PL), enquanto aliados de Josimar reagem e cogitam desfiliação em massa.

MARANHÃO, 02 de dezembro de 2024 – O Maranhão, único estado do Nordeste em que o PL liderou o número de prefeituras, tem sido palco de embates internos no partido. A tensão entre o deputado Josimar Maranhãozinho e o ex-presidente Jair Bolsonaro aumentou após o resultado das eleições municipais.

Bolsonaro defendeu a expulsão de deputados “contumazes em fazer besteira”, referindo-se a Josimar, e criticou a gestão partidária no estado.

Josimar, por sua vez, garantiu que há “zero chance” de ser expulso, reafirmando sua liderança no diretório estadual. Aliados do parlamentar passaram a ventilar o nome de sua esposa, a deputada federal Detinha (PL-MA), para disputar o Senado em 2026.

O parlamentar é alvo de denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que o acusa de desviar recursos de emendas parlamentares. Entre 2022 e 2023, Josimar direcionou R$ 21,1 milhões em “emendas Pix” para 15 municípios.

Desses, cerca de R$ 9 milhões beneficiaram cidades governadas por parentes ou ex-funcionários, como Zé Doca, Maranhãozinho e Centro do Guilherme.

Antes do primeiro turno, Bolsonaro criticou a situação em entrevistas e, após as eleições, voltou a pressionar pela expulsão de Josimar e do deputado Pastor Gil (PL-MA), que enfrenta acusações semelhantes.

“O Maranhão não vai ficar como está. Não tem clima do nosso pessoal permanecer no partido que passa a mão na cabeça de marginais. (…) Ou expulsa esses dois, mais uma vez pegos em corrupção, ou então fica difícil a gente falar que o PL é um partido diferente”, declarou Bolsonaro.

Josimar afirmou confiar que Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, não irá retirar seu grupo do comando estadual. No entanto, aliados do deputado temem que a pressão de Bolsonaro leve a uma debandada de prefeitos recém-eleitos no Maranhão, quase todos próximos a Josimar.

O prefeito Pedro Medeiros (PL), de Afonso Cunha, declarou apoio irrestrito a Josimar e criticou a influência bolsonarista no partido. Em Chapadinha, a prefeita Ducilene (PL) também manifestou insatisfação, sugerindo que o casal Josimar e Detinha busque um ambiente partidário que valorize seu trabalho.

O ex-deputado Hélio Soares, atual presidente do PL no estado, elogiou a atuação de Detinha e sugeriu sua candidatura ao Senado em 2026.

“É verdade que hoje temos a melhor opção do nosso Maranhão, estaremos bem representados a nível de Senado”, afirmou Hélio em uma publicação nas redes sociais.

Compartilhe

Leia mais

PF Maranhão

MARANHÃO

PF e IBAMA combatem garimpo ilegal em operação no MA
PF Maranhão

MARANHÃO

PF e IBAMA combatem garimpo ilegal em operação no MA

Café recorde

RECORDE

Preço do café dispara e supera recorde de 1977
Café recorde

RECORDE

Preço do café dispara e supera recorde de 1977

Justiça decisão

DECISÃO

Justiça manda exonerar servidores por nepotismo em Cururupu
Justiça decisão

DECISÃO

Justiça manda exonerar servidores por nepotismo em Cururupu

Respostas de 2

  1. Vá pra o colo de Flávio Dino no PC do B
    Lá é o lugar de vcs é tem também o PSOL é PT.
    Sejam felizes lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.