Menu

JOGO SUJO

Áudio vazado indica manipulação de pesquisa eleitoral em Caxias

Compartilhe
Áudio vazado nas redes sociais indica que pesquisa encomendada pela TV ligada ao prefeito Fábio Gentil para instituto que já prestou serviço para sua esposa pode ser manipulada.

CAXIAS, 3 de julho de 2024 – Na noite desta terça-feira (02), um áudio atribuído a um parente do prefeito Fábio Gentil vazou nas redes sociais e em grupos de WhatsApp em Caxias. No áudio, a pessoa reclama de uma pesquisa fraudada que teria sido encomendada pelo grupo do prefeito Fábio Gentil. O autor reclama da movimentação e diz que a situação na cidade pode piorar. Acredita-se que o suposto autor é primo do prefeito.

No áudio, o homem afirma que a pesquisa a ser divulgada é uma possível artimanha para tentar equilibrar a disputa em Caxias. No resultado que será divulgado na próxima sexta, o sobrinho do prefeito, Gentil Neto, deverá aparecer na frente dos demais candidatos.

O suposto parente é frequentemente mencionado em blogs e portais de notícias do Maranhão por envolvimento em escândalos e denúncias, incluindo um processo investigado pelo GAECO e pela Polícia Federal sobre desvio de milhões de reais da saúde do município.

Em um trecho da conversa do áudio vazado, o autor confirma a manipulação de uma pesquisa encomendada pela emissora ligada à família do prefeito. Ele menciona que a manipulação foi uma jogada de marketing e responsabiliza o marqueteiro da campanha, Carlos Alberto, por ter convencido Fábio Gentil a realizar a pesquisa fraudada.

A PESQUISA

A pesquisa em questão foi realizada pelo Instituto Agilize, Marketing e Assessoria, registrada no TSE e prevista para divulgação nesta sexta-feira, dia 05. O instituto, que presta serviços de assessoria de imprensa, marketing digital e alimentação de blogs e sites, não se enquadra como um instituto de pesquisa, conforme indicado em seu perfil no Instagram.

A pesquisa foi contratada pelo Sistema Nordeste de Comunicação LTDA, cujo João Sebastião Silva de Almeida é apontado como proprietário. Ele é ex-prefeito de Santana do Maranhão.

As suspeitas sobre a pesquisa são aumentadas por conta da relação da Agilize com membros da família Gentil. Nas redes sociais da empresa já foram divulgadas publicações de trabalhos para a deputada Daniella.

A empresa de comunicação Sistema Nordeste de Comunicação LTDA tem como sócio o advogado Cauê Ávila Aragão, filho do radialista Stenio Kavasaky, conhecido colaborador do grupo Gentil e íntimo do prefeito, responsável pela organização dos eventos da família.

O OUTRO LADO

Em relação às denúncias, a Agilize divulgou nota em que nega as acusações. Contudo, a empresa não explicou as relações com a família Gentil e nem como essas ligações podem afetar a produção de uma pesquisa em que um membro da família Gentil é concorrente.

O blog também entrou em contato com a assessoria do prefeito Fábio Gentil que não quis se manifestar sobre o áudio em questão e nem em relação às ligações do Instituto Agilize com seus familiares.

Abaixo a nota da Agilize:

Nota

Em face da publicação feita pelo Blog Maranhão de Verdade na data de terça-feira, 02 de julho de 2024, emitimos nosso posicionamento.

Devidamente registrada junto ao Conselho Federal de Estatística, a Empresa Agilize Marketing e Assessoria atua no seguimento de pesquisas eleitorais desde 2017 realizando levantamentos para análises internas e públicas, mantendo rigorosamente a aplicação dos métodos estabelecidos pelo campo estatístico.

Nossa empresa conta com equipes de profissionais capacitados e especializados, que atuam no levantamento de campo e na apuração e geração de relatórios. Entre eles, jornalistas, entrevistadores, coordenadores, motoristas e equipe de estatísticos devidamente registrados no CORE5.

As pesquisas eleitorais realizadas por esta empresa são executadas via trabalho de campo totalmente presencial, com sistema de segurança, coordenação e monitoramento através de software seguro, moderno e inviolável.

Lamentavelmente, o conteúdo publicado pelo veículo de comunicação tem conotação política e foge dos preceitos jornalísticos, estando alheio a análise de trabalhos estatísticos e sem qualquer comprometimento com a aproximação da imparcialidade, fundamental no processo de apuração jornalística.

Os conteúdos de conotação política que possam tentar ferir direta ou indiretamente a imagem da nossa empresa serão administrados no âmbito jurídico.

Reiteramos nosso total respeito e compromisso com a lisura do processo eleitoral, fundamental para a manutenção da democracia no país, assim como o nosso respeito pelos profissionais de comunicação.

São Luís, 02 de Julho de 2024

Agilize Marketing e Assessoria

Compartilhe

Leia mais

Atacarejo Estudo

ESTUDO

Pessoas com alta renda vão mais ao atacarejo do que pobres
Atacarejo Estudo

ESTUDO

Pessoas com alta renda vão mais ao atacarejo do que pobres

Propaganda eleições

PROPAGANDA ELEITORAL

MA registra mais de mil denúncias de propaganda em um mês
Propaganda eleições

PROPAGANDA ELEITORAL

MA registra mais de mil denúncias de propaganda em um mês

Candidaturas Brasil

ATENTADOS

Candidaturas diminuem em cidades afetadas pela violência política
Candidaturas Brasil

ATENTADOS

Candidaturas diminuem em cidades afetadas pela violência política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA