
MARANHÃO, 24 de junho de 2025 – A Assembleia Legislativa do Maranhão realizará nesta quinta (26) uma nova eleição para o cargo de 3º vice-presidente da Mesa Diretora. A votação ocorre após a cassação do mandato do deputado Hemetério Weba (PP), determinada por condenação por improbidade administrativa.
A cadeira da Mesa ficou temporariamente com a deputada Helena Duailibe (PP), que assumiu como suplente de Weba. No entanto, o regimento da Casa exige uma nova eleição para o cargo, pois a vaga não é automaticamente repassada à suplente parlamentar.
Helena Duailibe também deixará a Assembleia Legislativa. A deputada deve se licenciar do cargo em setembro para reassumir a Secretaria de Políticas para as Comunidades, no governo Carlos Brandão (PSB), onde já havia atuado anteriormente.
Segundo informações de bastidores, o retorno de Duailibe ao primeiro escalão estadual se deve à dificuldade de indicar um sucessor de sua confiança na pasta. Com maior influência na secretaria e foco na reeleição, a parlamentar optou por voltar ao Executivo.
Com a licença de Duailibe, quem assume sua vaga na Assembleia é a ex-prefeita de Timon, Socorro Waquim (PP). Já a vaga da Mesa Diretora, que pertence ao Progressistas, deve ser preenchida internamente por indicação do partido.
O nome mais cotado é o do deputado Arnaldo Melo, que já ocupou o cargo de 3º vice-presidente no primeiro biênio da atual legislatura. Ele pode retornar à função, caso haja consenso entre os integrantes da bancada.