BRASÍLIA, 20 de agosto de 2023 – Três criminosos foram sentenciados a prisão pela Justiça do Maranhão após terem roubado uma carga contendo 632 botijões de gás de cozinha, avaliada em R$ 50 mil. O assalto ocorreu em 18 de janeiro de 2021, nas proximidades dos municípios de Matões do Norte e Peritoró.
Os indivíduos identificados como Paulo César Neres de Moura, Ravelly Assunção da Silva e Whalisson Fernando Vieira de Araújo da Conceição, foram julgados na 2ª Vara de Lago da Pedra, cuja jurisdição inclui Cantanhede. A sentença foi determinada pelo juiz Guilherme Valente Soares Amorim de Souza.
As penas aplicadas foram as seguintes: Ítalo Ravelly Assunção da Silva recebeu uma pena de 34 anos e cinco meses de reclusão; Whalisson Fernando foi condenado a 24 anos e dois meses de prisão; e Paulo César Neres de Moura teve uma pena definitiva de 34 anos e cinco meses de reclusão. De acordo com a decisão da Justiça, todas as penas deverão ser cumpridas inicialmente em regime fechado, em um estabelecimento prisional determinado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP).
Um quarto acusado, identificado como Alisson da Silva Ferreira, foi absolvido durante o julgamento devido à falta de provas de sua participação no roubo. O crime envolveu o uso de armas de fogo e ameaças graves contra as vítimas, que incluíam o motorista do caminhão, sua esposa e a filha do casal, que tinha apenas sete anos na época.
Após o assalto, as vítimas foram abandonadas em uma área de matagal e os botijões de gás foram posteriormente recuperados pela Polícia Militar do Maranhão em cidades como Codó, Caxias e Aldeias Altas.