LEVANTAMENTO

Apenas 1% da população tem coleta de lixo em cidade do MA

Compartilhe
Serrano Maranhão
Bacurituba, Milagres do Maranhão, Jenipapo dos Vieiras, Cajapió e Jatobá estão entre as 30 cidades com pior coleta de lixo do país.

MARANHÃO, 26 de fevereiro de 2024 – O Censo 2022 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que a cidade de Serrano do Maranhão (MA) tem apenas 1% da população tendo acesso à coleta de lixo.

Os dados até indicam um aumento na cobertura nacional da coleta de lixo nos últimos 12 anos, atingindo 90,9% da população brasileira em 2022, comparado a 85,8% em 2010.

Entretanto, apesar dos avanços, 9,1% da população, cerca de 18,4 milhões de brasileiros, ainda não são atendidos pelo serviço, sendo forçados a buscar soluções alternativas para o descarte de resíduos.

A análise por tamanho populacional revela que municípios com menos de 5 mil habitantes sofrem mais com a falta de coleta de lixo, com 78,9% deles tendo acesso ao serviço. Em contraste, municípios com 500 mil ou mais habitantes registram uma proporção mais alta, atingindo 98,9%.

As disparidades regionais também são evidentes, com as regiões Sul e Sudeste apresentando maiores proporções de moradores com acesso à coleta de lixo, enquanto o Norte e Nordeste enfrentam maiores desafios.

O Maranhão, embora tenha expandido a cobertura em 16,3 pontos percentuais desde 2010, ainda possui a menor proporção nacional, atingindo 69,8%.

Além de Serrano do Maranhão, outros municípios maranhenses integram as 30 cidades com menor proporção de moradores com coleta de lixo (direta ou indireta), quais sejam Bacurituba (MA), Milagres do Maranhão (MA), Jenipapo dos Vieiras (MA), Cajapió (MA), Jatobá (MA), entre outros.

No extremo oposto, municípios como Valinhos (SP), Blumenau (SC) e Jundiaí (SP) lideram em cobertura de coleta de lixo.

Três municípios, Santa Cruz de Minas (MG), Águas de São Pedro (SP) e Presidente Lucena (RS), alcançaram uma cobertura de 100%.

Compartilhe

Leia mais

Pecuária Crescimento

CRESCIMENTO

Pecuária maranhense alcançou R$ 1,2 bilhão em 2023
Pecuária Crescimento

CRESCIMENTO

Pecuária maranhense alcançou R$ 1,2 bilhão em 2023

Senado Reforma

PLENÁRIO

Senado votará regulamentação da reforma tributária hoje (12)
Senado Reforma

PLENÁRIO

Senado votará regulamentação da reforma tributária hoje (12)

Empresário sentença

SENTENÇA

Assassino de empresário é condenado a 13 anos de prisão
Empresário sentença

SENTENÇA

Assassino de empresário é condenado a 13 anos de prisão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.