Menu

INQUÉRITO

Aluísio Mendes apoia requerimento da CPI do Arroz na Câmara

Compartilhe
Aluisio CPI
Parlamentar é o único deputado maranhense a assinar requerimento para a CPI do Arroz, que investiga a importação do cereal.

BRASÍLIA, 14 de junho de 2024 – A bancada ruralista na Câmara dos Deputados, liderada pela oposição, conseguiu mais de 100 assinaturas para a criação da CPI do Arroz, destinada a investigar o leilão suspenso pelo governo federal para a importação do cereal.

No entanto, para formalizar o requerimento, são necessárias 171 assinaturas.

Até a noite desta quinta (13), o único parlamentar do Maranhão a subscrever o requerimento foi o deputado Aluísio Mendes (Republicanos). Em suas redes sociais, Mendes destacou a importância da CPI.

“Praticamente a totalidade da colheita gaúcha de arroz, que abastece 70% do consumo nacional, está segura, o que afasta qualquer risco de desabastecimento. Nesse momento a CPI é urgente e fundamental para apurar as responsabilidades dessa decisão.”

A polêmica começou na terça, quando o governo federal decidiu, em meio a indícios de irregularidades, realizar um novo leilão em data ainda não definida. O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, foi demitido.

O processo inicial de venda envolveu duas empresas intermediárias, a Bolsa de Mercadorias de Mato Grosso (BMT) e a Foco Corretora de Grãos, ambas ligadas a um ex-assessor de Geller.

Essas empresas representaram três das quatro vencedoras do certame: ARS Locação de Veículos e Máquinas, Zafira Trading, e Icefruit Indústria e Comércio de Alimentos. O fato de essas empresas não trabalharem com arroz gerou suspeitas.

Além disso, a maior parte do leilão, 56% do total, foi arrematada por uma pequena mercearia de bairro em Macapá, registrada como Wisley A. de Sousa Ltda.

A repercussão negativa culminou na demissão de Neri Geller, que também é ex-deputado e ex-ministro. O ministro da Agricultura afirmou que Geller colocou o cargo à disposição, mas fontes do governo confirmaram sua demissão.

Compartilhe

Leia mais

Depoimento STJD

ESCLARECIMENTOS

Presidente do Caxias-RS depõe no STJD sobre caso Yuri Ferraz
Depoimento STJD

ESCLARECIMENTOS

Presidente do Caxias-RS depõe no STJD sobre caso Yuri Ferraz

Greve Paralisação

PARALISAÇÃO

Bancários mantêm greve por tempo indeterminado no Maranhão
Greve Paralisação

PARALISAÇÃO

Bancários mantêm greve por tempo indeterminado no Maranhão

Caema condenados

CONDENADOS

SLZ e Caema são obrigados a fornecer esgoto e água potável
Caema condenados

CONDENADOS

SLZ e Caema são obrigados a fornecer esgoto e água potável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA