
MARANHÃO, 10 de julho de 2025 – Francimar Melo foi reeleito presidente do PT no Maranhão na noite desta quarta (9), após conclusão da apuração do Processo de Eleições Diretas (PED) 2025. Representante da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), Melo contou com apoio de figuras como a deputada Cricielle Muniz e o ex-vice-governador Washington Oliveira.
A secretária nacional de Organização do PT, Anne Moura, supervisionou pessoalmente a contagem final, marcada por atrasos em cerca de 100 municípios.
A vitória foi articulada pelo deputado federal Rubens Júnior e pelo próprio Francimar Melo, que mobilizaram militância e consolidaram alianças estaduais. No entanto, o resultado é contestado pelo grupo ligado ao vice-governador Felipe Camarão (PT).
Genilson Alves, Raimundo Monteiro e Francisco Rogério entraram com recurso pedindo a exclusão de Melo do pleito, alegando que ele, como comissionado do governo estadual, não cumpriu a obrigação de contribuir parte do salário ao partido.
O recurso, que alega inelegibilidade de Melo por falta de quitação partidária, será julgado pela instância nacional do PT