DECISÃO

Alessandro Martins é condenado por ofensas a desembargador

Compartilhe
Alessandro Decisão
Empresário foi sentenciado por difamação, calúnia e injúria contra Paulo Velten, atual presidente do TJ-MA; condenação inclui pena de prisão e multa.

SÃO LUÍS, 1º de novembro de 2024 – O empresário Alessandro Martins de Oliveira foi condenado pela 6ª Vara Criminal de São Luís, Maranhão, pelos crimes de difamação, calúnia e injúria contra o desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira, presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão.

A decisão, proferida pelo juiz Flávio Roberto Ribeiro Soares, resultou em uma pena de seis meses de reclusão, além de três anos, cinco meses e 24 dias de detenção, mais o pagamento de 50 dias-multa. Após o trânsito em julgado, Martins cumprirá a pena em regime aberto.

A ação teve início após o Ministério Público Estadual denunciar uma série de publicações ofensivas feitas por Martins em sua conta no Instagram, iniciadas em janeiro de 2024.

Em vídeos divulgados na plataforma, ele questionou a atuação de Velten como desembargador e presidente do TJ-MA, utilizando termos como “lobista” e “ladrão”.

Diante das acusações, Velten moveu ação pedindo R$ 100 mil em indenização, 20% em honorários advocatícios, e custas processuais de R$ 4.558,80.

DECISÃO DA JUSTIÇA

O juiz destacou que as declarações de Martins, mesmo sob a alegação de liberdade de expressão, ultrapassaram os limites legais, configurando crimes contra a honra do magistrado. Além disso, a ausência de Alessandro no julgamento foi vista como fator que contribuiu para a decisão desfavorável.

Os ataques de Martins atingiram grande repercussão nas redes sociais e em aplicativos de mensagens, conforme documentação anexada ao processo.
Segundo os autos, Martins publicava frequentemente ofensas ao desembargador e a outros membros do Tribunal, além de sugerir que o presidente do TJ-MA fazia parte de esquemas ilícitos.

Em uma das postagens mais graves, Martins chegou a ameaçar Velten e outro desembargador, Cleones Cunha, postando fotos com a legenda “Procura-se vivos ou mortos! De preferência mortos”.

Compartilhe

Leia mais

Codó Cassação

CASSAÇÃO

Câmara Municipal de Codó cassa mandato de Zé Francisco
Codó Cassação

CASSAÇÃO

Câmara Municipal de Codó cassa mandato de Zé Francisco

Acidentes Maranhão

MARANHÃO

Sete pessoas morrem e 13 ficam feridas em acidentes no MA
Acidentes Maranhão

MARANHÃO

Sete pessoas morrem e 13 ficam feridas em acidentes no MA

Água protesto

CIDADE OPERÁRIA

Moradores protestam contra aumento nas contas de água
Água protesto

CIDADE OPERÁRIA

Moradores protestam contra aumento nas contas de água

Respostas de 2

  1. Paulo Vetem não é mais o Presidente do TJ MA e sim JOSÉ DE RIBAMAR FROZ SOBRINHO. Erro crasso na reportagem, hein

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.