TAXA

Alema aprova MP sobre fiscalização de transporte de grãos no MA

Compartilhe
Plenário Alema
Iniciativa visa adequação de uma tributação justa, baseada na capacidade contributiva da sociedade no atual contexto.

MARANHÃO, 28 de junho de 2023 – A Medida Provisória nº 408/2023, proposta pelo Poder Executivo, que reduz de 1,5% para 1% o valor da Taxa de Fiscalização de Transporte de Grãos (TFTG) por tonelada, foi aprovada pelo plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão na sessão dessa terça (27).

A MP altera o artigo 34 da Lei nº 11.867, de 23 de dezembro de 2022, que trata do aspecto quantitativo da TFTG relacionada ao transporte de soja, milho, milheto e sorgo. Agora convertida em lei, a Medida Provisória estabelece que o valor da TFTG corresponderá a 1,0% sobre o valor da tonelada de grãos transportados no estado, com efeitos retroativos a partir de 1º de abril de 2023.

A mensagem governamental enviada à Assembleia Legislativa pelo governador Carlos Brandão esclarece que a iniciativa visa a “adequação de uma tributação justa, baseada na capacidade contributiva da sociedade no atual contexto”. Além disso, busca garantir eficiência e dinamismo ao setor econômico e tributário. A favor da medida, durante as discussões antes da votação, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Rafael (PSB), e os deputados Neto Evangelista (União Brasil), Florêncio Neto (PSB) e Wellington do Curso (PSC) fizeram discursos favoráveis à aprovação da MP.

O deputado Rafael mencionou que o governador Carlos Brandão se reuniu recentemente com produtores da região sul do estado, e houve consenso em relação à redução da taxa de fiscalização. “O governador enviou essa mensagem por meio de Medida Provisória, que já está em vigor, reduzindo a taxa para 1%. É claro que, dada a importância deste assunto, esta Casa também concorda e aprova esta MP tão importante para o nosso estado”, afirmou Rafael.

Neto Evangelista ressaltou o diálogo constante que a Assembleia e o Governo do Estado têm mantido com a sociedade civil, a ponto de chegar a esse consenso de reduzir a taxa de 1,5% para 1%. “É importante que a sociedade saiba do envolvimento desta Casa Legislativa nesse debate e desse diálogo contínuo com a sociedade civil organizada”, destacou Neto Evangelista.

Compartilhe

Leia mais

Rodoviários greve

GREVE

Rodoviários e SET não chegam a acordo em reunião de mediação
Rodoviários greve

GREVE

Rodoviários e SET não chegam a acordo em reunião de mediação

Dino emendas

EMENDAS

Dino autoriza repasse de emendas parlamentares a entidades
Dino emendas

EMENDAS

Dino autoriza repasse de emendas parlamentares a entidades

Ex-prefeito Santa Inês

SANTA INÊS

Ex-prefeito é condenado por má gestão de recursos públicos
Ex-prefeito Santa Inês

SANTA INÊS

Ex-prefeito é condenado por má gestão de recursos públicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.