APAGÃO

Ala bolsonarista, petistas e Centrão querem saída de ministro

Compartilhe
Alexandre Silveira
O recente apagão que afetou a rede elétrica do Brasil aumentou a pressão sobre o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD).

BRASÍLIA, 16 de agosto de 2023 – O recente apagão que afetou a rede elétrica do Brasil, mantendo grande parte do país sem energia elétrica por cerca de 6 horas, aumentou consideravelmente a pressão sobre o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD).

Anteriormente, tanto a ala bolsonarista do PSD quanto a esquerda do PT já manifestavam desejo pela saída do ministro. Agora, membros do Centrão também começam a cogitar alternativas. Entre os nomes considerados como possíveis substitutos para Silveira está o deputado Fernando Bezerra Coelho Filho (União Brasil-PE), mesmo que a vaga, em tese, seja do PSD. As articulações no Centrão, no entanto, não são abaladas por essa questão.

Bezerra Filho possui experiência como ministro de Minas e Energia durante o governo de Michel Temer (MDB) e é conhecido por sua habilidade política, além de ter um bom relacionamento com diversos congressistas do Centrão. Apesar da crescente pressão, Silveira ainda mantém importantes apoios tanto dentro quanto fora de seu partido. Atualmente, o ministro conta com o apoio de figuras como:

  • Rodrigo Pacheco (PSD-MG) – presidente do Senado e membro do mesmo partido e estado de Silveira;
  • Omar Aziz (PSD-AM) – um dos senadores mais influentes do PSD, também presidiu a CPI da Covid;
  • Geraldo Alckmin – vice-presidente e ministro da Indústria, que elogiou o trabalho de Silveira;
  • Setor de Biodiesel – representado pela Unica, que ampliou seu apoio ao ministro na última semana.

Silveira também tem se aproximado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tendo inclusive participado da posse do presidente do Paraguai, Santiago Peña, com Lula. Após o apagão, ele retornou ao Brasil. Membros do PT têm demonstrado hesitação em aderir ao novo movimento que pede a saída de Silveira. Alguns petistas levantam a possibilidade de que o apagão tenha sido um “boicote” promovido por setores contrários ao partido, demandando investigação.

Para explicar o ocorrido, Silveira realizou uma coletiva de imprensa, na qual criticou a falha e afirmou que as informações técnicas sobre o apagão serão divulgadas em até 48 horas. O ministro também ressaltou que a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) conduzirão investigações para verificar possíveis intenções criminosas por trás do incidente.

Compartilhe

Leia mais

Juscelino união

MINISTRO

Juscelino enfrenta incertezas na reforma ministerial de Lula
Juscelino união

MINISTRO

Juscelino enfrenta incertezas na reforma ministerial de Lula

Ex-vereador Luto

LUTO

Morre Benedito, ex-vereador recordista de mandatos em SLZ
Ex-vereador Luto

LUTO

Morre Benedito, ex-vereador recordista de mandatos em SLZ

PF Operação

OPERAÇÃO

PF desarticula esquema de compra de votos em Nova Olinda
PF Operação

OPERAÇÃO

PF desarticula esquema de compra de votos em Nova Olinda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.