MARANHÃO, 27 de março de 2024 – O Produto Interno Bruto (PIB) do Maranhão apresentou um crescimento em 2023, alcançando 6,4%, o maior da região Nordeste, segundo a Resenha Regional de Assessoramento Econômico do Banco do Brasil.
O desenvolvimento foi liderado pelo setor agropecuário, com um avanço de 16,6%, seguido por 2,3% na indústria e 6% nos serviços.
O governador Carlos Brandão enfatizou o empenho coletivo e políticas públicas direcionadas para o progresso econômico do estado.
“Estes resultados refletem o esforço conjunto da sociedade maranhense e políticas que promovem o desenvolvimento. Estamos no caminho certo e continuaremos avançando”, afirmou.
O secretário de Estado de Indústria e Comércio, Junior Marreca, destacou o ambiente favorável aos investimentos e a segurança jurídica proporcionados pelo estado, impulsionando a economia e o poder de compra dos maranhenses.
Marcello Duailibe, presidente do Corecon-MA, ressaltou o potencial do mercado maranhense para gerar mais riqueza, atribuindo o crescimento positivo à colaboração entre iniciativa privada e setor público. Ele enfatizou especialmente os avanços no setor industrial, crucial para o progresso do estado.
Enquanto isso, o PIB nacional cresceu 2,9% em 2023, impulsionado pelos setores agropecuário, industrial e de serviços.