MARANHÃO, 04 de setembro de 2024 – A Polícia Civil do Maranhão prendeu 219 pessoas durante a “Operação Shamar”, realizada em agosto. A operação visou casos de violência doméstica, familiar e feminicídio em todo o estado.
A ação, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), também incluiu campanhas educativas e de conscientização sobre a violência contra a mulher.
Durante o mês de agosto, a polícia registrou sete feminicídios, todos sem denúncias prévias das vítimas. Além das prisões, foram cumpridos mandados de prisão em aberto e concluídos 458 inquéritos policiais. Outros 531 inquéritos foram abertos para apuração de novos casos.
Cerca de 3.500 mulheres receberam acompanhamento sob Medida Protetiva de Urgência (MPU) durante o mês de agosto. A Patrulha Maria da Penha e os batalhões de área participaram do monitoramento das vítimas.
Na Grande Ilha, foram realizadas panfletagens, campanhas digitais e palestras para aumentar a conscientização sobre a violência contra a mulher.