NOTA OFICIAL

AEB confirma anomalia que levou à perda de foguete sul-coreano

Compartilhe
AEB Foguete
AEB confirmou anomalia que levou à perda do veículo HANBIT-Nano cerca de 30 segundos após a decolagem do Centro de Lançamento de Alcântara.

MARANHÃO, 23 de dezembro de 2025 – A Agência Espacial Brasileira (AEB) confirmou uma anomalia que destruiu o foguete sul-coreano HANBIT-Nano após seu lançamento no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

O veículo da empresa Innospace decolou com sucesso, mas sofreu uma falha aproximadamente 30 segundos depois, o que resultou na perda total da missão. A operação, no entanto, cumpriu todos os protocolos de segurança brasileiros.

Conforme a AEB, todos os sistemas de solo, a infraestrutura do CLA e os procedimentos operacionais sob responsabilidade do país funcionaram perfeitamente. Dessa forma, a etapa brasileira do lançamento comercial foi considerada segura e precisa.

A investigação técnica sobre as causas da anomalia agora será conduzida pela Força Aérea Brasileira e pela própria Innospace.

Apesar do contratempo, a agência espacial classificou o evento como um marco histórico. Isso porque este foi o primeiro lançamento de um foguete comercial a partir do território nacional.

Portanto, a operação demonstrou a capacidade operacional do Centro de Lançamento de Alcântara. Além disso, a AEB ressaltou que incidentes como este são comuns no desenvolvimento de tecnologias espaciais.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x