EMPREGOS DE APLICATIVOS

Proposta que Lula quer no Brasil destruiu metade dos empregos de aplicativos na Espanha

Compartilhe
Instituída em 2021 por governo esquerdista espanhol, lei que Lula quer aplicar no Brasil colocou metade dos entregadores espanhóis na rua, fechou empresas e bagunçou setor de entregas

Na semana passada o ex-presidente Lula afirmou que pretende lutar contra os chamadas “empregos de aplicativos” caso seja eleito presidente em outubro. Coincidentemente, no mesmo período foi comemorado o aniversário de um ano de implantação de uma lei semelhante a proposta por Lula na Espanha. O resultado no outro país foi devastador: milhares de empregos destruídos, empresas fechadas e dificuldade para entrar no mercado de trabalho.

A chamada “Lei do Entregador (Ley do Rider)” foi instituída em 2021. Assim como Lula faz no Brasil, o governo espanhol prometia “melhores condições de trabalho” aos entregadores. Basicamente a legislação visava acabar com o trabalho de freelancer e exigir vínculos empregatícios entre empresas e entregadores. Plataformas como Uber Eats, Glovo, Deliveroo e Just Eat tiveram alguns meses para adaptarem-se às novas leis que exigiam a regularização dos entregadores e o fim da colaborações como freelancers.

Um ano após a implantação da lei, o que se viu foi o extermínio de METADE das vagas de emprego e a regulamentação de apenas 25% do total de entregadores. Ganhar dinheiro também ficou mais difícil. Com os salários fixos e horários determinados, os entregadores não ganham mais por produção. Dessa forma, os entregadores perderam a opção de trabalhar mais para ganhar mais.

Com uma área um pouco maior que Maranhão, Goiás e Mato Grosso do Sul, a Espanha possuía cerca de 30 mil entregadores em 2020. Após a implantação da lei que quer ser trazida por Lula ao Brasil, 10 mil vagas foram fechadas e outros 15 mil ainda seguem como autônomos. Empresas também foram fechadas, caso da Deliveroo (uma das maiores do mercado espanhol) que ao fechar desempregou 4 mil pessoas. Os dados são da Associação Profissional dos Entregadores Autónomos (APRA). 

Outros dados afirmam que 2.000 entregadores autônomos da Amazon pararam de trabalhar com a gigante digital após a lei. A empresa preferiu romper qualquer vínculo empregatício com eles ao invés de incorporá-los ao seu quadro de funcionários e concentrou suas distribuições em seus próprios funcionários já contratados anteriormente. Resultado: menos entregadores e mais entregas.

Desde que a começou a ser aplicada, há menos entregadores trabalhando, há menos empresas no mercado e as ações judiciais contra as empresas não se adequarem às novas normas se acumulam.

Ironicamente, a maioria dos trabalhadores que não perderam seus empregos ainda é, em sua maioria, autônomos. Uma outra parcela trabalha por meio de subcontratos e uma pequena porcentagem é contratada pela própria plataforma.

Assim como Lula, a idealizadora da lei na Espanha, Yolanda Díaz, afirmava que a nova legislação iria acabar com a o trabalho que considerava “precário e abusivo”. A função de entregador continua do mesmo jeito antes da lei e o número de desempregados na Espanha aumentou.

Compartilhe

Leia mais

IBGE censo 2022

CENSO 2022

Maranhão tem pior conectividade do Nordeste, aponta IBGE
IBGE censo 2022

CENSO 2022

Maranhão tem pior conectividade do Nordeste, aponta IBGE

PF Detido

DETIDO

PF prende Braga Netto por suposta trama golpista
PF Detido

DETIDO

PF prende Braga Netto por suposta trama golpista

PF Maranhão

MARANHÃO

PF resgata trabalhadores em situação análoga à escravidão
PF Maranhão

MARANHÃO

PF resgata trabalhadores em situação análoga à escravidão

Resposta de 0

  1. Olhe linharoso tinhoso e mentiroso, nunca busque confundir cu de piranha ” que é o desgoverno do ignorante bozo” com desejo e vontade de superar pra melhor a vida do povo pobre e miserável deste país, que este atual desgoverno do bozo está fabricando em larga escala ascendente!!!!!! É uma merda esse desgoverno do bozo fascista!!!!!!!!!

  2. E tem loprado que acha que o entocado ex presidiário vai ganhar, o coitado não tem coragem de sair as ruas, e seu comício é um redundante fracasso apesar de ter a Daniela Mercury como garota propagando um fiasco. Kkkk vai ganhar igual a Haddad lider nas pesquisas presidencias. Povo tolo.

  3. Tá ae o discurso de um “pobre e miserável” militante de estimação falando. Vai se informar ignorante! Se é tão bom seu nine, vai com ele pra Venezuela. Compramos as passagens só de ida! Babaca!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.