Bolsonaro tenta anular multa por aglomeração no MA - José Linhares Jr

Covid-19

Bolsonaro tenta anular multa por aglomeração no MA

Compartilhe
Presidente cumprimentou apoiadores sem máscara no município de Açailândia para entrega 287 títulos de propriedade rural em 21 de maio de 2021.

O presidente Jair Bolsonaro entrou com uma ação na Justiça Federal, defendido pela Advocacia-geral da União (AGU), solicitando a anulação de uma multa de R$80 mil aplicada pelo Estado do Maranhão após o presidente não usar máscara em um evento na cidade de Açailândia, em maio do ano passado.

A união também é parte na ação, cujos advogados da AGU alegam ser nula a multa aplicada contra o presidente da República. O Governo Federal argumenta a “impossibilidade de aplicação de multa sanitária com base em fotos e vídeos em rede social”, a falta de “competência de um órgão estadual” para multas deste tipo, quando a autoridade deveria ser do município e a comunicação indevida da ocorrência da infração.

“(…) o inquinado Auto de Infração Sanitária n. 003069 foi lavrado a mais de 562km de distância do local em que se atribui o cometimento da infração administrativa, sem que tenha havido qualquer atividade de fiscalização física para apuração do ocorrido, tudo construído com base em vídeos veiculados em rede social, como se a relevante atividade de vigilância sanitária e epidemiológica pudesse ser efetivada remotamente, por meios virtuais”, justifica a AGU.

Os representantes do presidente solicitam liminar para anular a cobrança dos R$ 80 mil de multa, sob risco de “constrição de bens em valor desproporcional a renda mensal” do chefe do Executivo. A ação também solicita que o Estado do Maranhão mostre todas as informações relacionadas ao procedimento para aplicações de multa pelo não uso de máscaras durante a pandemia.

O caso está na 13ª Vara Federal Cível do Distrito Federal.

Compartilhe

Leia mais

Candidatos São Luís

ORÇAMENTO

Orçamento de 2025 de São Luís será votado por novos vereadores
Candidatos São Luís

ORÇAMENTO

Orçamento de 2025 de São Luís será votado por novos vereadores

NOVO MOMENTO

Nova gestão assume a Prefeitura de Coroatá

NOVO MOMENTO

Nova gestão assume a Prefeitura de Coroatá

Policial Defesa

LEGÍTIMA DEFESA

Policial do MA reage a assalto e mata suspeito em Teresina
Policial Defesa

LEGÍTIMA DEFESA

Policial do MA reage a assalto e mata suspeito em Teresina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.