
MARANHÃO, 20 de fevereiro de 2026 – O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, participou da inauguração de duas novas unidades de Restaurantes Populares nos municípios de Igarapé do Meio e Porto Rico, que ampliaram a rede estadual de 94 para 213 unidades em três anos.
Ao lado do governador Carlos Brandão, do secretário de Desenvolvimento Social, Paulo Casé, da prefeita Aldenira Silva e do ex-prefeito Almeida Sousa, Orleans esteve presente na abertura do 212º restaurante. A rede maranhense é considerada a maior do Brasil no segmento de segurança alimentar.
Durante a inauguração em Igarapé do Meio, Orleans Brandão afirmou que nunca se fez tanto em tão pouco tempo no estado, referindo-se às obras e ações realizadas pelo governo em todos os municípios. Ele destacou os investimentos na redução da pobreza extrema e no combate à fome como prioridades da gestão estadual.
“Em apenas três anos, aumentamos de 94 para 212 o número de restaurantes populares, equipamento importantíssimo que oferece comida de qualidade a preços simbólicos, servindo mil refeições em cada unidade todos os dias”, declarou.
O secretário também citou dados da Fundação Getúlio Vargas e do IBGE que apontam a saída de mais de 1 milhão de pessoas da pobreza extrema em dois anos de governo.
“E os resultados positivos já começam a aparecer. A Fundação Getúlio Vargas e o IBGE mostraram que em dois anos de governo mais de 1 milhão de pessoas saíram da pobreza extrema. Mas faltava resgatar 500 mil pessoas, por isso desenvolvemos o Maranhão Livre da Fome, o maior programa social da história do nosso estado”, afirmou Orleans.
NOVAS UNIDADES
Em seguida, Orleans Brandão participou da inauguração do 213º Restaurante Popular em Porto Rico, acompanhado do governador Carlos Brandão e do prefeito Aldo Brow. Na ocasião, ele expressou confiança nos resultados futuros dos investimentos realizados.
“Tenho a convicção de que através do governador Carlos Brandão, um líder humano e sensível, o Maranhão vai superar essa barreira e combater a pobreza, e estará livre da fome. Por isso minha gratidão por essa oportunidade de cuidar das pessoas, de levar desenvolvimento para o nosso estado”, finalizou.
ENTREGAS ADICIONAIS
Nos dois municípios, também foram entregues kits de fardamento e tablets para agentes comunitários de saúde, sendo 44 em Igarapé do Meio e 20 em Porto Rico. Além disso, foram assinadas ordens de serviço para pavimentação asfáltica, implantação de unidades do Viva PROCON, Estações Tech e Portais da Cidade.
As ações complementam os investimentos estaduais nas regiões.
O Maranhão Livre da Fome foi citado por Orleans como o maior programa social da história do estado, desenvolvido para resgatar as 500 mil pessoas que ainda se encontram em situação de pobreza extrema.
A iniciativa integra o conjunto de políticas públicas voltadas para a segurança alimentar e o desenvolvimento social no Maranhão.







