
BRASÍLIA, 19 de fevereiro de 2026 – A CPMI do INSS antecipou o depoimento do banqueiro Daniel Vorcaro para o dia 23 de fevereiro, às 16h, conforme informou o vice-presidente da comissão, deputado Duarte Jr. (PSB-MA). A mudança ocorreu após definição do colegiado responsável por investigar suspeitas de irregularidades no Instituto Nacional do Seguro Social.
Além disso, Vorcaro também é aguardado no dia seguinte para prestar esclarecimentos à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Dessa forma, ele deverá comparecer ao Congresso em duas ocasiões com intervalo inferior a 48 horas, segundo a programação divulgada pelos parlamentares.
Inicialmente, o banqueiro seria ouvido apenas na quinta-feira, porém a data foi antecipada em meio a uma disputa política por protagonismo. Parlamentares avaliam que a audiência na CAE poderia reduzir o impacto do interrogatório na CPMI do INSS, que conduz a investigação sobre possíveis irregularidades no órgão.
O colegiado apura possíveis prejuízos a aposentados e pensionistas em operações de crédito consignado envolvendo o banco Master. Por isso, a oitiva é considerada central para esclarecer a atuação do banco nas operações sob análise da CPMI do INSS.
Em seguida, com a alteração da agenda, o presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), busca concentrar a atenção na primeira participação de Vorcaro em uma comissão parlamentar. Assim, a estratégia pretende dar maior visibilidade à oitiva dentro da CPMI do INSS.
Apesar da antecipação do depoimento, a audiência na Comissão de Assuntos Econômicos é considerada mais ampla pelos parlamentares. Ela deverá abordar os desvios que culminaram na liquidação do banco Master pelo Banco Central do Brasil, ampliando o escopo das discussões sobre o caso.







