
MARANHÃO, 29 de janeiro de 2026 – Governo realizou reunião nesta quarta (28) com a cúpula da segurança pública para alinhar o esquema de segurança do Pré-Carnaval e do Carnaval do Maranhão 2026. O reforço começa no próximo domingo, em São Luís, sem prejuízo ao policiamento no interior do estado.
Participaram da reunião o secretário de Segurança Pública, Maurício Martins, o delegado-geral da Polícia Civil, Manoel Almeida, os comandantes da Polícia Militar, coronel Wallace Amorim, do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto, do Centro Tático Aéreo, coronel Magno, a perita-geral Anne Kelly Bastos, além de representantes de setores operacionais e os secretários de Cultura, Turismo e Comunicação.
“Uma reunião importante, em que debatemos as estratégias para fazer do Carnaval deste ano um dos mais seguros já realizados. A expectativa de público, em razão das atrações que estamos trazendo, é muito grande; por isso, o policiamento tem de ser condizente. Vamos empenhar amplo efetivo, sem prejudicar o interior, uma vez que estamos convocando os policiais que estavam de férias e pagando extra”, destacou o governador Carlos Brandão.
O plano inclui reforço de efetivo, revistas pessoais nos acessos e vias próximas aos circuitos, uso de drones e câmeras com reconhecimento facial para prevenir crimes e localizar foragidos.
“O Maranhão possui um dos melhores carnavais do Brasil, conhecido e reconhecido por todos. Então, um bom planejamento, como sempre fazemos, vem para tornar essa festa ainda melhor. Será um Carnaval com segurança, tranquilidade e paz”, pontuou o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins.
OUTRAS ESTRATÉGIAS DE SEGURANÇA
Helicópteros do Centro Tático Aéreo farão patrulhamento aéreo para ampliar a cobertura das equipes em solo. Haverá bases de atendimento da Polícia Militar e da Polícia Civil ao longo dos circuitos, além de equipes de plantão da Perícia Oficial.
“Além dos grandes circuitos, vamos empenhar esforços para garantir tranquilidade também às festas que acontecem nos bairros da Grande Ilha”, destacou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Wallace Amorim. “Além da presença de efetivo nos locais de maior concentração, iremos reforçar os nossos plantões para atender às ocorrências que chegarem”, completou o delegado-geral da Polícia Civil, Manoel Almeida.
As polícias também realizarão ações específicas de proteção às mulheres e atendimento a turistas.
O Corpo de Bombeiros atuará com bases nos circuitos, apoio preventivo, primeiros socorros e resposta a emergências. “Estaremos com agentes, viaturas e drones, tudo para garantir a segurança dos foliões”, elencou o comandante-geral da corporação, coronel Célio Roberto.
Ocorrências devem ser comunicadas imediatamente às forças de segurança pelos telefones 190 e 193, do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).







