
BRASIL, 26 de janeiro de 2026 – O Nordeste se manteve em 2025 como a região mais perigosa do Brasil. Concentra 53 das 100 cidades com mais mortes violentas do país. Esse número se manteve o mesmo desde 2022, quando houve a última eleição para governador.
A região é a 2ª mais populosa. Teve 26,9 mortes a cada 100 mil habitantes no ano passado. Essa taxa é a mais alta, seguida pelo Norte (20,4), Centro-Oeste (12,8), Sudeste (10,8) e Sul (9,8).
Os dados acima foram tratados pelo Poder360 com base em informações oficiais dos Estados enviadas ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Considera como morte violenta homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.
Os números de mortes por intervenções policiais não entraram na conta por não estarem estratificados por cidade na base do governo. Essas informações, quando forem atualizadas, não mudarão a leitura geral dos quadros apresentados nesta reportagem.

Como o ano ainda está começando, é possível que os números fechados tenham leves variações, caso correções mínimas sejam feitas pelos Estados nos próximos dias.
São Paulo, por exemplo, não enviou as informações referentes a dezembro. Isso não interferirá no ranking geral porque historicamente o Estado sempre fica mais bem posicionado por causa do tamanho da sua população (46,1 milhões de pessoas).
AS CIDADES MAIS VIOLENTAS DO NORDESTE
Três cidades do Ceará lideram entre as mais violentas do país: Maranguape, Maracanaú e Caucaia. O Estado passa por problemas na segurança por causa de conflitos entre facções.
Na 4ª e 5ª posições de municípios mais perigosos, estão Cabo de Santo Agostinho (PE) e Eunápolis (BA).
Os dados acima também não consideram as mortes por intervenção policial porque esse dado não está disponível com estratificação por cidade até o momento.
A tabela de cidades mais violentas leva em conta só os municípios com mais de 100 mil habitantes para que não haja dados que possam distorcer a percepção da informação.







