JOGO DE PODER

Trump anuncia acordo com a Otan sobre a Groenlândia

Compartilhe
Trump groelândia
Trump anunciou que chegou a um acordo preliminar com a Otan para negociar a situação da Groenlândia e suspender a imposição de tarifas contra países europeus.

ESTADOS UNIDOS, 21 de janeiro de 2026 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta (21) que chegou a um acordo preliminar com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para negociar a situação da Groenlândia, e, por este motivo, decidiu suspender a imposição de tarifas contra países europeus que entrariam em vigor a partir de 1º de fevereiro.

Segundo Trump, o avanço ocorreu após uma reunião com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, realizada à margem do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

Em publicação na rede Truth Social, o presidente afirmou que as partes “formaram a estrutura de um futuro acordo” envolvendo não apenas a Groenlândia, mas também “toda a região do Ártico”.

De acordo com Trump, com base nesse entendimento, os Estados Unidos não aplicarão as tarifas que estavam programadas para fevereiro.

Inscreva-se e não perca as notícias

No último sábado (17), o presidente havia anunciado que países europeus contrários à sua tentativa de anexar a Groenlândia seriam alvo de tarifas de 10%, com possibilidade de elevação para 25% a partir de junho.

Conforme a declaração do presidente americano, o acordo em negociação será “benéfico para os Estados Unidos e para todas as nações da Otan”.

“Essa solução, se concretizada, será muito positiva para os Estados Unidos da América e para todas as nações da Otan. […] Discussões adicionais estão em andamento sobre o ‘Domo Dourado’ no que se refere à Groenlândia. Mais informações serão divulgadas à medida que as conversas avancem. O vice-presidente J.D. Vance, o secretário de Estado Marco Rubio, o enviado especial Steve Witkoff e outros, conforme necessário, ficarão responsáveis pelas negociações – e se reportarão diretamente a mim”, escreveu Trump.

Segundo informações divulgadas pela CNBC, os detalhes do acordo ainda não foram tornados públicos.

A declaração representa uma reviravolta em meio à recente escalada de tensões entre Washington e aliados europeus. Nas últimas semanas, Trump não descartou o uso de força militar para anexar a Groenlândia. O presidente americano sustenta que a ilha é estratégica para a segurança nacional americana.

Autoridades da Dinamarca e da Groenlândia haviam rejeitado publicamente qualquer negociação com os EUA sobre a Groenlândia.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x