DECADÊNCIA

Partidos políticos encerram 2025 com redução de filiados

Compartilhe
partidos políticos
Levantamento aponta perda de 203 mil filiados na soma dos partidos políticos, enquanto PT registra maior crescimento e MDB lidera em baixas no ano.

BRASIL, 19 de janeiro de 2026 – Os partidos políticos brasileiros registraram uma perda líquida de 203.206 filiados ao longo de 2025, segundo dados do próprio sistema partidário. O total de filiados no país caiu de 16,3 milhões para 16,1 milhões entre janeiro e dezembro do ano passado.

Essa redução ocorreu mesmo com a entrada em cena do novo partido Missão, registrado em novembro e que conta atualmente com 127 membros. Apenas quatro siglas, além dessa, apresentaram saldo positivo de filiações no período.

O Partido dos Trabalhadores (PT) foi a agremiação que mais cresceu em números absolutos durante o ano eleitoral. O segundo maior partido do país somou 24.683 novos filiados, alcançando o total de 1,67 milhão de inscritos.

Em sentido oposto, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) teve a maior queda líquida. A legenda, que continua como a maior do país, perdeu 36.220 filiados e fechou dezembro com 2,03 milhões de pessoas.

Além do PT, apenas Novo, Unidade Popular e PCO tiveram aumento no número de filiados. O Novo adicionou 8.093 pessoas, a Unidade Popular cresceu 2.317 e o PCO, 15.

Por outro lado, vários partidos de grande porte enfrentaram reduções significativas em suas bases. O Partido Social Democrático (PSDB) perdeu 27.184 integrantes, enquanto o Partido Democrático Trabalhista (PDT) registrou 22.749 baixas.

O Partido Liberal (PL) teve uma redução de 4.974 filiações, e o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) contabilizou 1.983 a menos. O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) encerrou o ano com 1,27 milhão de filiados, e o Progressistas (PP) com 1,3 milhão.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x