JULGAMENTO PARADO

Oitiva sobre cassação de mandatos de deputados é suspensa

Compartilhe
cassação psc
Julgamento no TSE sobre recurso do PSC contra condenação por fraude à cota de gênero, que resultou na cassação da chapa no TRE-MA.

BRASÍLIA, 05 de dezembro de 2025 – O Tribunal Superior Eleitoral suspendeu, nesta sexta (5), o julgamento do recurso do PSC que questiona a cassação dos mandatos de Wellington do Curso e Fernando Braide, após a ministra Estela Aranha apresentar pedido de vista.

A análise ocorria no plenário virtual e tratava da acusação de fraude à cota de gênero nas eleições de 2022, motivo pelo qual o TRE do Maranhão determinou a perda dos mandatos dos parlamentares.

O processo discutia se o TSE manteria a condenação da chapa, já que ambos foram eleitos pelo PSC. O julgamento chegou a ser retomado nesta sexta, com o relator, ministro André Mendonça, votando pela manutenção da decisão do tribunal regional. No entanto, o pedido de vista adiou novamente a conclusão do caso.

A acusação envolve supostas irregularidades na cota de gênero do PSC, que motivaram a decisão do TRE-MA pela cassação de todos os candidatos eleitos pela sigla em 2022. O recurso apresentado ao TSE busca reverter essa determinação, que segue sem desfecho por causa da nova suspensão.

A análise, portanto, permanece interrompida até que o pedido de vista seja devolvido pela ministra. Dessa forma, o processo continuará pendente de novos votos no plenário virtual do TSE, sem definição imediata sobre a validade dos mandatos.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x