TENDÊNCIA EXPLOSIVA

Quanto mais jovem, mais de direita no Brasil, diz pesquisa

Compartilhe
Direita jovem
Quanto mais jovem, mais de direita no Brasil, diz AtlasIntel aponta que mais da metade dos nascidos entre 1981 e 2009 é de direita; os anteriores, de esquerda.

BRASIL, 04 de dezembro de 2025 – Millennials e integrantes da geração Z são mais de direita no Brasil, segundo levantamento da AtlasIntel/Bloomberg divulgado na terça (2). O estudo diz que a esquerda tem mais força entre as gerações mais velhas, como a geração X e Baby Boomers. No espectro total geral da população, a direita fica com 42% e a esquerda com 40%.

A pesquisa mapeou as preferências ideológicas por faixa etária, considerando as gerações Z (16 a 28 anos), Millennials (29 a 44 anos), X (45 a 60 anos) e Baby Boomers (61 a 79 anos).

A AtlasIntel/Bloomberg entrevistou 5.510 eleitores em todo o Brasil de 22 a 27 de novembro de 2025. As entrevistas foram feitas on-line. A margem de erro é de 1 ponto percentual e o nível de confiança é de 95%.

GERAÇÃO PÉSSIMISTA

A pesquisa abordou ainda a percepção sobre mobilidade social. Tanto Millennials quanto integrantes da geração Z compartilham visão pessimista sobre o futuro profissional: 35% de cada grupo acredita que vão ter muito menos oportunidades de trabalho em comparação a seus pais.

Outra pergunta feita às faixas etárias foi sobre como se sentem em relação ao futuro financeiro pessoal. A geração Z e os Millenials responderam, respectivamente, 55% e 46% como muito ou um pouco pessimista. Em comparação, a geração X ficou em 30% e os Baby Boomers em 22%.

A pesquisa também perguntou como cada faixa etária vê o futuro do país. Os Millennials foram os mais desanimados: 75% disseram estar muito ou pouco pessimistas. A geração Z ficou com 65% de pessimistas, seguida pela X, com 45%, e, por último, os Baby Boomers, com 27%.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x