PRISÃO TEMPORÁRIA

Aprovado projeto que altera regras para prisão temporária

Compartilhe
Projeto prisão
Projeto aprovado na Câmara aumenta prazo da prisão temporária de 5 para 15 dias e amplia hipóteses para prisão em flagrante; texto segue para o Senado.

BRASÍLIA, 28 de novembro de 2025 – A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta (26) um projeto que altera regras do processo penal, ampliando o prazo da prisão temporária de 5 para 15 dias.

A proposta, de autoria do deputado Yury do Paredão (MDB-CE), também inclui um novo caso para prisão em flagrante e estabelece prazos para decisões sobre violação de tornozeleira eletrônica. O texto segue agora para análise do Senado Federal.

Além disso, o projeto define uma nova situação para prisão em flagrante, aplicável quando o suspeito for localizado logo após ser identificado como autor de um crime violento. Para isso, é necessário existirem provas objetivas que indiquem sua autoria e um risco concreto de fuga.

Conforme o relator, deputado Delegado Fabio Costa (PP-AL), a medida visa dar mais efetividade à atuação policial em casos graves.

PRAZOS PARA INQUÉRITO E REGRESSÃO DE REGIME

O texto aprovado também estende o prazo para conclusão do inquérito policial de 10 para 15 dias quando o investigado estiver preso. Paralelamente, a proposta estabelece um prazo de 48 horas para o juiz decidir sobre a mudança para um regime prisional mais rigoroso, após comunicação do Ministério Público ou delegacia.

Dessa forma, a nova regra busca agilizar processos de regressão de regime.

Entretanto, o projeto gerou debates no Plenário. Enquanto parlamentares da base governista defenderam as mudanças como ferramentas essenciais no combate ao crime, o deputado Tarcísio Motta (Psol-RJ) manifestou preocupação com pontos específicos.

Ele criticou a inclusão dos atos da audiência de custódia nos autos do processo, argumentando que isso poderia ferir o direito contra a autoincriminação. Apesar das ressalvas, seu partido votou a favor da versão final.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x