CRIME ORGANIZADO

Operação combate fraude e combustível adulterado no Maranhão

Compartilhe
Operação SEFAZ
Ministério Público e Secretaria da Fazenda (Sefaz) deflagram a Operação Verus para desarticular esquema criminoso de sonegação fiscal em postos de combustível.

MARANHÃO, 25 de novembro de 2025 – A Operação Verus foi deflagrada nesta terça (25), pelo Ministério Público do Maranhão e pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) para combater um esquema de sonegação fiscal e adulteração de combustíveis.

A ação, que ocorre em São Luís, Imperatriz, Caxias e Timon, visa desarticular uma organização criminosa que simulava legalidade no setor de derivados de petróleo. O GAESF/MPMA e o GAECO atuam no caso, com apoio técnico do ICRIM, ANP e Instituto Combustível Legal.

As investigações identificaram uma série de irregularidades graves nos postos de combustível alvo da operação.

Entre os problemas estão a venda de produtos sem autorização da ANP e fortes indícios de fraude fiscal nas movimentações financeiras. Além disso, os fiscais apuram a suspeita de comercialização de gasolina adulterada, uma prática que coloca em risco direto a saúde do consumidor final.

Outra prática constatada foi o uso de maquininhas de cartão registradas em nome de empresas diferentes dos postos investigados. Essa manobra indica uma possível ocultação de receitas e o desvio de vendas para terceiros.

As movimentações financeiras desses estabelecimentos também se mostraram incompatíveis com sua capacidade operacional declarada.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x