RECORDE

INSS tem maior fila da história, com 2,8 milhões de pedidos

Compartilhe
INSS fila
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registra maior acumulo de solicitações pendentes da história, incluindo aposentadorias e auxílios doença.

BRASIL, 21 de novembro de 2025 – O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) acumula 2,8 milhões de benefícios previdenciários sem resposta, a maior fila da história da autarquia. Desse total, metade corresponde a pedidos de auxílio por incapacidade temporária, enquanto o Benefício de Prestação Continuada tem 897 mil solicitações pendentes.

O INSS atribui o gargalo principalmente à dependência de perícias médicas, atualizações de sistema e da biometria.

A espera por benefícios previdenciários atinge casos como o de Danice Matheus de Oliveira, que solicitou aposentadoria por invalidez em 2020 e ainda aguarda resposta.

Enquanto isso, novos pedidos cresceram 23% de janeiro até agora, com média mensal superior a 1,3 milhão de solicitações. O tempo médio de espera no BPC chega a 193 dias, com parte dos processos parados desde junho.

O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, anunciou a convocação de 500 novos peritos para aliviar a demanda. Além disso, a partir de sexta (21) tornou-se obrigatória a biometria para novos pedidos de aposentadoria.

Para outros benefícios previdenciários, como pensão por morte e auxílio-doença, o governo adiou a exigência para maio de 2026.

A autarquia identificou que a maior concentração de atrasos nos benefícios previdenciários está na região Nordeste. Servidores de outras regiões devem auxiliar na análise dos processos para reduzir o acumulo.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x