
CENTRO NOVO DO MARANHÃO, 13 de novembro de 2025 – O prefeito de Centro Novo do Maranhão, Júnior Garimpeiro (PSDB), foi preso pela Polícia Militar de Mato Grosso durante uma operação de fiscalização na rodovia MT-430, em Confresa.
As autoridades flagraram o gestor transportando minério e ouro com fortes indícios de extração ilegal. Esta é a segunda vez que o prefeito é detido pelo mesmo tipo de crime, após uma prisão anterior em 2021.
Durante a operação de fiscalização, os policiais apreenderam sacos com material terroso e fragmentos amarelados com aparência de ouro.
Eles utilizaram um detector de metais para confirmar a presença de substâncias valiosas. Além do minério, a operação de fiscalização encontrou aparelhos GPS, rádios comunicadores, agendas com anotações de garimpo e notas fiscais.
A operação de fiscalização também recolheu documentos e listas em idioma indígena, o que sugere a possibilidade de atuação em terras indígenas. Celulares e invólucros com material metálico completaram o conjunto de itens apreendidos. A prisão ocorreu devido às fortes evidências de crime ambiental e transporte de minério sem origem legal.
Em sua prisão anterior, a Polícia Federal apontou Júnior Garimpeiro como responsável por mais de 60 mil hectares desmatados para garimpos ilegais. O uso de substâncias tóxicas na região de Centro Novo do Maranhão já havia sido documentado.







