FIM DA DEPENDÊNCIA

Lula defende o fim do uso do petróleo na abertura da COP30

Compartilhe
Lula cop30
Durante a abertura da COP30, em Belém, Lula pediu o fim da dependência dos combustíveis fósseis e reconheceu contradições na política energética do país.

BELÉM, 07 de novembro de 2025 – O presidente Lula defendeu nesta quinta (6), durante a abertura da Cúpula de Líderes da COP30, em Belém (PA), o fim da dependência brasileira dos combustíveis fósseis. Ele afirmou que o país deve conduzir a transição energética com organização e compromisso diante dos desafios econômicos e ambientais atuais.

Lula destacou que o reconhecimento global da urgência em abandonar os combustíveis fósseis ocorreu apenas recentemente, após 28 conferências internacionais sobre o clima. O tema foi citado pela primeira vez em um documento oficial durante a COP28, realizada em Dubai.

O presidente declarou estar convencido de que, mesmo diante de dificuldades e contradições, o Brasil precisa definir “mapas do caminho” para reverter o desmatamento, superar a dependência dos combustíveis fósseis e garantir recursos para financiar essas metas.

Segundo ele, a transição deve ocorrer de forma justa e planejada, conciliando desenvolvimento e sustentabilidade.

Apesar do discurso ambiental, Lula reconheceu que o país enfrenta contradições. Ele citou, como exemplo, a licença concedida pelo Ibama para a Petrobras perfurar um poço exploratório na Margem Equatorial, região que abrange a Foz do Amazonas.

Em outubro, durante visita à Indonésia, o presidente já havia afirmado que o Brasil não abriria mão das receitas provenientes do petróleo enquanto o mundo mantiver dependência desse recurso. A autorização para exploração na Margem Equatorial, concedida pouco antes do início da COP30, gerou críticas de ambientalistas.

Outra polêmica envolve o uso de um barco movido a diesel contratado pela Presidência da República para hospedar parte da comitiva brasileira em Belém. O motor da embarcação, de fabricação nacional, consome 135 litros de diesel por hora.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x