AMEAÇADO

TSE marca sessão que pode cassar governador do Rio de Janeiro

Compartilhe
TSE GOVERNADOR
Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para terça (4) o julgamento da ação que pode resultar na cassação do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.

BRASÍLIA, 30 de outubro de 2025 – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para a próxima terça (4), o julgamento da ação que pode resultar na cassação do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e de seu vice, Thiago Pampolha (MDB).

A presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, definiu a data após a liberação do processo pela relatora, ministra Isabel Gallotti, que deixará o tribunal em breve.

A relatora decidiu priorizar casos considerados relevantes antes do término de seu mandato. A marcação do julgamento ocorreu um dia após a operação policial nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio, que deixou mais de cem mortos, incluindo quatro policiais.

A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE), ligada à Procuradoria-Geral da República, manifestou-se em 2023 a favor da cassação da chapa eleita. O parecer aponta suposto abuso de poder político e econômico por meio do uso de recursos da Fundação Ceperj e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) durante o período eleitoral de 2022.

Em maio deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) rejeitou o pedido de cassação, mas o Ministério Público Eleitoral recorreu ao TSE, insistindo na condenação do governador. Caso a Corte acate o recurso, a decisão afetará toda a chapa, incluindo o vice Thiago Pampolha.

A ação também inclui pedido de perda de mandato e inelegibilidade contra o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar (União Brasil). No entanto, o processo específico de inelegibilidade de Pampolha foi arquivado por falta de provas.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x