MANDATO MANTIDO

Câmara arquiva processo de cassação de Eduardo Bolsonaro

Compartilhe
Eduardo processo
Conselho de Ética da Câmara arquiva ação movida pelo PT contra Eduardo Bolsonaro; decisão teve 11 votos a favor do relatório de Marcelo Freitas e 7 contrários.

BRASÍLIA, 22 de outubro de 2025 –A Câmara dos Deputados arquivou, nesta quarta (22), o processo que pedia a cassação do mandato do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

A decisão foi tomada pelo Conselho de Ética da Casa, que aprovou o parecer do relator, deputado Marcelo Freitas (União-MG), recomendando o arquivamento da ação apresentada pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

O relatório de Freitas recebeu 11 votos favoráveis e 7 contrários. Antes da votação, o líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), anunciou que recorrerá da decisão no plenário.

O relator justificou o arquivamento afirmando que a denúncia “não preenche os requisitos mínimos de admissibilidade” e que a punição afrontaria a liberdade de expressão parlamentar.

Durante a leitura de seu parecer, Marcelo Freitas declarou que seu voto “não é em defesa de Eduardo Bolsonaro”, mas em favor de todos os parlamentares, para garantir o direito à livre manifestação de opinião “em território nacional ou internacional”.

Segundo o relator, limitar esse direito representaria um risco à atuação independente do Legislativo.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x