MILHÕES RETIDOS

Sindicato acusa Prefeitura de São Luís de descumprir uso do Fundeb

Compartilhe
Sindicato fundeb
Sindicato denunciou a Prefeitura de São Luís ao TCE-MA por não aplicar corretamente recursos do Fundeb na remuneração de profissionais da educação básica.

SÃO LUÍS, 21 de outubro de 2025 – O Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de São Luís (SINFUSP-SL) protocolou denúncia no Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) contra a Prefeitura de São Luís.

A entidade acusa a gestão municipal de não utilizar corretamente os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para pagar servidores da educação.

De acordo com o sindicato, a prefeitura estaria excluindo do pagamento com recursos do Fundeb parte dos profissionais da educação básica, como secretários escolares, monitores, cuidadores e transcritores. Esses cargos, segundo a Lei nº 14.113/2020, devem integrar o mínimo de 70% do fundo destinado à remuneração desses trabalhadores.

A denúncia, assinada pela presidente do sindicato, Lúcia Barbosa de Sousa, foi encaminhada também ao Ministério Público Estadual, ao Ministério Público Federal, ao Tribunal de Contas da União (TCU) e aos conselhos de acompanhamento e controle social.

Inscreva-se e não perca as notícias

O documento afirma que a Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed) não respondeu aos ofícios do sindicato que pediam esclarecimentos sobre o uso do Fundeb.

O SINFUSP alega que folhas de pagamento e contracheques não indicam o uso do fundo, e que os salários desses servidores são pagos apenas com recursos próprios do município. Para a entidade, essa prática fere a legislação federal e exclui servidores que têm direito a serem contemplados com os recursos do Fundeb.

FISCALIZAÇÃO E ABERTURA DE PROCESSO

O sindicato pede que os órgãos de controle fiscalizem a aplicação correta da verba, determinando o uso legal dos recursos e assegurando reajustes, abonos ou aumentos salariais às categorias que estariam sendo prejudicadas.

O TCE-MA confirmou o recebimento do ofício nº 165/2025 e informou, por meio de memorando da Presidência, que determinou a abertura de processo eletrônico de denúncia.

O caso foi encaminhado ao gabinete do conselheiro-substituto Antônio Blecaute Costa Barbosa, relator interino responsável pelo acompanhamento das contas do município referentes ao exercício de 2025.

SALDO MILIONÁRIO DO FUNDEB

De acordo com documentos anexados à denúncia, o extrato bancário do Fundeb registrava, em agosto de 2025, um saldo superior a R$ 378 milhões.

O sindicato sustenta que o montante comprova a existência de recursos suficientes para garantir remuneração adequada a todos os profissionais da educação básica, conforme determina a legislação federal.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x